Tempo de leitura: 02:23 min

As Representações de Stephen Hawking foram muito alem da ciência e cosmologia. Ele foi uma das maiores mentes do século XX e XXI, e além de ser um gênio, era um geek assumido, adorava séries e animações. Curiosamente, Hawking morreu na mesma data do nascimento de Albert Eistein e no dia de comemoração do PI. E seu nascimento foi na mesma data da morte do físico Galileu Galilei. Será que existiu uma pessoa mais geek/nerd que ele?

Além de um enorme legado para a humanidade e diversos livros publicados, Stephen também era muito amado e respeitado na cultura pop, fez várias participações e recebeu diversas homenagens. Confira abaixo as representações de Stephen Hawking no universo geek.

Animações e Séries:

Star Trek: The Next Generation

Stephen Hawking aparece como um holograma jogando pôquer com o personagem Data, Eistein e Newton. Ao visitar o estúdio das gravações da série, Hawking pediu para sentar na cadeira do comandante da Enterprise.

Os Simpsons

Stephen Hawking adorava seu personagem no desenho — e brincou que acreditava ser mais conhecido pela sua versão em Os Simpsons do que pelo trabalho na vida real. Ele mesmo já dublou três aparições no programa e manteve um action figure da sua versão cartoon em sua mesa de trabalho.

Futurama

Nesta paródia futurista, a cabeça de Stephen Hawking foi preservada em um frasco até o século 31. Ao acordar, ela ganha autonomia graças à tecnologia da época, e sai voando por aí atirando lasers nas pessoas durante brigas. Hawking adorou a ideia!

The Big Bang Theory

Stephen Hawking fez uma participação bem-humorada, interpretando ele mesmo ao descobrir um erro de cálculo no trabalho publicado por Sheldon Cooper. Quando Sheldon afirmou que não cometia erros, o físico retrucou: “está dizendo que EU cometo erros?”.

Os Padrinhos Mágicos

Na animação, Hawking dava aula para alunos comuns do sexto ano, jogava tênis e até tinha uma cadeira de rodas com um turbo.

Filmes e Documentários:

Uma Breve História do Tempo

O documentário sobre a trajetória do cientista é uma peça rara. Filmado em 1991 e dirigido pelo documentarista Errol Morris, é quase impossível de encontrar em DVD – só há copias em VHS. Mas a The Science Foundation disponibilizou uma cópia legalizada no YouTube.

A Teoria de Tudo

Uma das Representações de Stephen Hawking mais memoráveis. O filme biográfico foi lançado em 2014 e foi indicado ao Oscar como melhor filme, além de render uma estatueta de melhor ator ao protagonista Eddie Redmayne. O próprio Hawking disse que esse era o melhor retrato sobre sua vida já feito nas telas.

Hawking

Em 2004 a BBC fez um filme biográfico de menor repercussão, estrelado por Benedict Cumberbatch (Sherlock, Doutor Estranho) no papel principal — o que rendeu um BAFTA ao ator.

Independente de onde ele esteja, Hanking sempre estará em nossos corações geek.