Tempo de leitura: 06:20 min

O Motoqueiro Fantasma (Ghost Rider) é um dos personagens mais famosos da Marvel. Ele já esteve nos cinemas, interpretado por Nicolas Cage em dois filmes, e já fez sua estreia no MCU através do seriado Agents of SHIELD. Mas não importa onde o personagem seja apresentado, o Motoqueiro Fantasma é uma força implacável e suas chamas sempre irão punir os piores criminosos.
Continue acompanhado esse post para descobrir mais sobre a origem do personagem e sobre os principais portadores do Espírito da Vingança.

Origem

A origem dos poderes do Motoqueiro Fantasma foi recontada algumas vezes no decorrer dos anos e em uma delas começou com um conflito entre os demônios Zarathos, Mephisto e o Culto do Sangue.

Há muito tempo atrás, Zarathos conseguiu acumular uma grande quantidade de almas humanas, tornando-se assim muito poderoso. Tanto poder acabou levando Zarathos a fazer inimigos, como por exemplo o Culto do Sangue e Mephisto, que posteriormente foi responsável por enganar e escravizar Zarathos, apagando sua mente e o prendendo em varias formas mortais por muitos anos.

Toda essa tortura acabou coincidindo com o objetivo de Mephisto de encontrar o Medalhão do Poder, artefato mágico que foi criado a muito tempo atrás pelo Culto do Sangue e que hospeda a essências dos Espíritos da Vingança originais. Por ser considerado poderoso demais, o Culto dividiu o Medalhão incorporando na linhagem espiritual de duas famílias.

Motoqueiro Fantasma

No século 18 a família Kale atraiu a atenção de Mephisto após o fragmento do Medalhão do Poder de Noble Kale o transformar em um espírito da vingança.

Apesar de suas tentativas, Mephisto falhou em corromper Noble e a partir de então tem vigiado sua família em busca de uma nova oportunidade para controlar o seu poder.

Hospedeiros da Vingança

Johnny Blaze

Motoqueiro Fantasma

O primeiro personagem a aparecer como o Motoqueiro Fantasma que conhecemos foi Johnny Blaze, criado por Roy Thomas, Gary Friedrich e Mike Ploog e sua estreia foi em 1972 na HQ Marvel Spotlight #5.

Filho de Barton Blaze e Naomi Kale, Johnny foi abandonado pela mãe enquanto ainda era pequeno e perdeu o pai durante um show de acrobacias com carros, passando a viver com Craig e Mona Simpson.

Porém, a tragédia continuou a seguir Johnny e pouco tempo depois ele perdeu sua mãe adotiva, que morreu vítima da explosão causada por um acidente durante um show de acrobacias e pouco depois seu pai adotivo revelou estar morrendo por causa de um câncer.

Nesse momento John decide fazer um pacto com um demônio (depois sendo revelado que era o Mephisto) e vende a sua alma em troca da vida do seu pai. Mas mesmo assim seu pai acaba morrendo pouco depois ao tentar quebrar seu próprio recorde de salto.

Na noite após o salto, Johnny sonhou que estava se transformando em um esqueleto flamejante. Seu temor inicial foi que essa fosse uma manifestação do seu lado sombrio, mas com o tempo ele percebe que está ligado a uma entidade maligna chamada Zarathos e desde então passou a ser conhecido como o Motoqueiro Fantasma.

No decorrer dos anos Johnny já expulsou e voltou a se unir a Zarathos algumas vezes.

Danny Ketch

Motoqueiro Fantasma

Enquanto estava procurando o túmulo de Harry Houdini, junto com sua irmã Barbara, Danny acabou entrando no confronto entre duas gangs. Barbara foi ferida durante o tiroteio e Danny ganhou os poderes do Motoqueiro Fantasma após tocar em uma antiga moto que estava no local.

Após a transformação, Danny se vingou das gangs que feriram sua irmã e a levou ao hospital. Posteriormente ela foi morta pelo vilão Blackout, que buscava vingança contra o Motoqueiro Fantasma por este ter queimado o seu rosto.

Danny Ketch e Johnny Blazer já se desentenderam algumas vezes, já que Johnny acreditava que Danny havia se unido a Zarathos. Mais tarde é revelado que na verdade eles são irmãos e haviam sido separados pelo Culto do Sangue, para impedir que os fragmentos dos Espíritos da Vingança presentes em cada um voltassem a se unir.

Mais tarde é revelado que Danny não havia se unido a Zarathos, mas sim a seu ancestral Noble Kane, que havia se transformado em um Espírito da Vingança.

Alejandra Jones

Motoqueiro Fantasma

Há muito tempo que Johnny Blaze sente vontade de se livrar da sua maldição e deixar de ser o Motoqueiro Fantasma e isso o leva a aceitar a proposta de um homem chamado Adão, que prometeu livrá-lo do seu fardo. Contudo o que ele não sabia que é na verdade o Espírito da Vingança seria ligado a outra pessoa, a mexicana Alejandra Jones, membro de uma seita criada por Adão e que foi treinada para portar o Espírito da Vingança.

O que Alejandra não sabia é que ela estava sendo manipulada por Adão para extinguir todo o mal da humanidade, transformando todos humanos em seres irracionais, sem nenhuma emoção. Johnny Blaze acaba tomando conhecimento dos planos de Adão através de Mephisto e então decide impedir que a jovem acabe causando muitos problemas.
Com a ajuda de Johnny, Alejandra consegue escapar da influência de Adão e derrota seu antigo mestre.

Robbie Reyes

Motoqueiro Fantasma

O estudante e mecânico Robbie Reynes começou a se envolver com corridas de rua para conseguir uma vida melhor para ele e seu irmão. Durante uma dessas corridas, Robbie decide usar um carro que estava na oficina onde trabalha, porém o que ele não sabe é que o carro pertencia a um traficante e que o porta-malas estava cheio de pílulas contendo a Fórmula Hyde, que da super força a seu usuário.

Robbie acaba sendo perseguido durante a corrida por aqueles que desejavam recuperar a droga e acaba sendo morto e queimado quando os mercenários atearam fogo ao carro. Mas Robbie acaba voltando a vida na familiar forma demoníaca com cabeça flamejante que conhecemos.

No dia seguinte Robbie acaba por descobrir que foi ligado ao espirito do assassino Eli Morrow e posteriormente que ele é na verdade seu tio e foi o responsável pela deficiência mental do seu irmão mais novo.

Eli já chegou a deixar o corpo de Robbie e possuiu seu irmão Gabriel, ao se enfurecer por Robbie nunca assassinar suas vítimas. Mas no fim Robbie conseguiu se unir a Eli novamente e desde então tem lutado contra ele pelo controle do Motoqueiro Fantasma.

No Brasil a estreia do herói causou um pouco de confusão porque na tradução brasileira o personagem é chamado de Motoqueiro Fantasma e dessa vez ao invés de uma moto, seu veículo é um carro. Por esse motivo muitos fãs começaram a chamar Robbie Reyes de Motorista Fantasma.

Vale lembrar que na série Agents of S.H.I.E.L.D. é o personagem Robbie que foi escolhido para participar da 4 temporada da série.

Saideira

Você sabia que Johnny Blaze não foi o primeiro personagem a ser chamado de Motoqueiro Fantasma?

Criado por Gary Friedrich, Roy Thomas e Dick Ayers, o Motoqueiro Fantasma teve sua primeira aparição em Ghost Rider #1, publicado em fevereiro de 1967. E o personagem possuía uma ideia diferente do que conhecemos hoje em dia.

Phantom Rider

O primeiro personagem a usar esse nome foi Carter Slade, um pistoleiro que combatia o crime vestindo uma roupa branca fosforescente, com uma máscara sem rosto, uma capa e um chapéu (super na moda). Ah, ele tinha um cavalo chamado Banshee, e sim, ele também era branco.

Após a criação do Motoqueiro Fantasma como o conhecemos, o personagem começou a ser chamado de Night Rider (um nome que não foi nem um pouco aceito pois era o apelido dos membros do Ku Klux Klan no sudoeste dos EUA). Por fim o personagem começou a ser chamado de Phantom Rider e continua assim até hoje. Cinco personagens já usaram esse título, além de Carter Slade temos: Jamie Jacobs, Lincoln Slade, Reno Jones e Hamildon Slade.