Tempo de leitura: 06:20 min

Entre os filmes da DC para este ano de 2016, com certeza o Esquadrão Suicida é um dos mais esperados. E entre esses motivos está a presença da palhacinha mais querida pelos geek/nerds, a Harley Quinn. E será sobre ela que escrevemos esse dossiê trazendo tudo que você precisa saber para antes e/ou depois do filme.

Primeira aparição – Batman: The Animated Series

Os loucos também amam e com o Coringa também não seria diferente. Na animação Batman: The Animated Series o palhaço louco ganha sua parceira que foi criada por Paul Dine e Bruce Timm. Ela era uma psicóloga e então traz átona seu lado mais louco. Nós conhecemos a Dra. Harleen no episódio 22. E depois já vemos a Harley Quinn em ação nos episódios 34, 46, 51, 56, 68, 72 e 81.

HQ própria

Após sua aparição na animação Batman: The Animated Series a Dra. Harleen foi tão bem aceita pelo público que acabou ganhando sua própria HQ, Batman: Harley Quinn, no ano de 1999 e foi escrita por Various e Paul Dini com capa de Alex Ross. Além do quadrinho solo ela também aparece nas HQs do Esquadrão Suicida tanto na primeira e segunda formação.

Origem do Nome Harley Quinn

Harley Quinn foi um nome dado pelo Coringa ao fazer um trocadilho com seu nome Harleen Quinzel. Outra curiosidade é que a personagem criado por Paul Dini foi inspirado na apresentadora e comediante Arleen Sorkin. Por fim a apresentadora acabou emprestando sua voz para a vilã na série animada. Vocês podem conferir abaixo uma apresentação de Arleen onde Paul se inspirou para criar a Harley Quinn.

Onde nasceu e sua família

Harley nasceu em um cantinho do Brooklyn e é mais velha de 4 irmão e a única menina entre 3 meninos. Digamos que ela tinha uma família tradicional do interior, porém já apresentava sinais de uma pessoa com gostos peculiares.

Seus irmãos eram “zueiros” sua mãe vivia irritada e seu pai era desligado do mundo.

Harley Quinn e sua família
Harley Quinn e sua família. Arlequina Ed. 1 – Panini

Formação Acadêmica

Harley Quinn ganhou uma bolsa e entrou para Universidade Gotham se formando no curso de psicologia. Ganhou uma vaga em um hospital de ponta em Gotham onde não fazia nada de extraordinário. Mas o assunto que a sempre interessou foi a mente criminosa.

Ela sempre achou que os pacientes do asilo de Arkham eram incuráveis, então sempre viu o local como um grande desafio para sua carreira. Logo, foi trabalhar no local sem pensar duas vezes. Para entender melhor a mente dos criminosos, quer dizer pacientes, viu que tinha que se misturar no meio deles e foi quando toda sua história começou.

Quando conheceu e sua relação com o Coringa

Ao conseguir seu emprego como psicanalista em Arkham, Harley Quinn iniciou seus trabalhos para comprovar sua tese de recuperação dos piores bandidos de Gotham. E cada vez mais que ela entrava nesse mundo e conhecia de perto os vilões, mas ficava obcecada por entender a mente criminosa. Porém Quinn não se deu conta de o quanto também se identificava com eles.

harley-quinn-e-coringa
Harley e Coringa no momento que conhece o Pundizinho – Arlequina Ed 1 – Panini

Então Harley Quinn soube que o Coringa foi preso por Batman e colocado em Arkham. A primeira coisa que fez foi iniciar sua consulta com ele. Mas ela não contava que ao trocar suas primeiras palavras com o louco iria se apaixonar cegamente.

Ela tira o Coringa da prisão e ele diz que para aceita-la completamente a doutora precisaria ser como ele, com isso teria que sofrer uma mudança. Coringa joga a palhaça do crime em um tanque com substancias químicas que acaba deixando a Harley com a pele branca. Os dois iniciam o “relacionamento”, com Harley Quinn seguindo seu “Pundizinho” para algumas aventuras criminosas. Bom, mas sabemos que o Coringa é um ser que não compreendemos e manda ela “pastar” abandonando-a.

harley-quinn-origem
Harleen Quinzel se transformando em Harley Quinn – Arlequina Ed. 1 – Panini

Sua relação com a Hera Venenosa

Ao ser “chutada” pelo Coringa, Harley Quinn se sente abandonada e começa a seguir sua vida em frente. É quando ela se recorda de sua amiga intima e cientista botânica, Hera Venenosa. As duas são como a tampa e a panela, fazem tudo uma pela outra e se gostam tanto que tem uma relação homo afetiva.

Hera Venenosa sabe que a Harley Quinn mesmo sendo abandonada pelo Coringa ela o ama. E por isso ela tem ciúmes e não gosta do jeito que ele a trata.

Sua participação no filme Esquadrão Suicida

No filme do Esquadrão Suicida, você pode saber a data de estreia em nosso calendário, Harley Quinn fará parte do grupo de super vilões que será montado pelo governo para combater o crime. Durante os trailers percebemos que ela tem uma relação com o Coringa (Jared Leto) e será salva em um momento por ninguém menos que o Batman! Vale destacar que existe um respeito e interesse entre ela e o Pistoleiro. Essa palhacinha arrasa corações e inclusive o meu :P

Atriz Margot Robbie

A atriz escolhida para viver a Harley Quinn em Esquadrão Suicida foi Margot Robbie, a Jane em A Lenda de Tarzan. Quando saiu o primeiro trailer do filme e posters a galera foi à loucura ao ver como a personagem ficou muito bem representada e parece que tem tudo para agradar no filme. E o hype foi tão grande que a personagem já irá ganhar um filme solo.

O lado heroico da Harley Quinn

A Harley Quinn tem um fato curioso. Além de criminosa ela também tem seu lado salvadora da pátria. Isso acontece em algumas de suas histórias, como veremos a seguir.

A Gangue das Arlequinas

Em sua HQ, Harley Quinn resolve deixar o mundo em lugar melhor e então começa a combater o crime. Porém, ela não irá fazer isso sozinha e resolve recrutar algumas moças com personalidades parecidas com a sua e cria a Gangue das Arlequinas.

harley-quinn-gangue-arlequinas
Gangue das Arlequinas – Arlequina Ed 2 – Panini

Esquadrão Suicida

Aqui não vou entrar em muitos detalhes pois já será contado no filme e sabemos que é baseado na HQ de mesmo título.

Injustice: Gods Among Us

Na linha do tempo em que o Superman se torna um vilão e o Coringa é morto pelo filho de Krypton. Harley Quinn ajuda a combater a tropa do Superman sobre a supervisão de Batman. E nessa linha do tempo ela volta a utilizar seu nome de nascença.

Games

A palhacinha do crime ainda tem participações especiais em alguns jogos da Waner Bros Games, Nintendo e Sega. Entre os mais importantes podemos citar:

  • Lego (Lego Batman: The Videogame, lançado em 2008; Lego Batman 2: DC Superheroes, de 2012; Lego Batman 3: Beyond Gotham, de 2014)
  • Arkham Asylum
  • Arkham City
  • Arkham Origins
  • Arkham Knight
  • Injustice: Gods Among Us: Nesse game ela um personagem selecionável.

Dados da personagem

Nome Humano: Harleen Frances Quinzel
Codinome de vilão: Harley Quinn e no Brasil Arlequina
Idade: entre 25 e 29 anos.
Peso: 64kg
Altura: 1,70m
Pares Romântico: Coringa e Hera Venenosa
Habilidades: Agilidade super-humana, Inteligência, resistência e ginastica (rivaliza com Mulher Gato e Asa Noturna).
Armas: Pistolas, Marreta (principal), bombas e venenos.

Bônus

Não vá embora ainda! Vou deixar para vocês como extra esse trailer só com cenas da Harley Quinn no filme Esquadrão Suicida.

Fontes: Esse dossiê teve como fontes as HQs dos novos 52, Arlequina Ed 1, Arlequina Ed 2, Batman: Harley Quinn e Batman: Série Animada.