Tempo de leitura: 03:43 min

Pantera Negra estreia em breve nos cinemas, e para não deixar ninguém de fora do universo do herói de Wakanda fizemos uma lista as com principais curiosidades. Dando seguimento chegou a vez de você conhecer tudo sobre o vilão Erik Killmonger.

Origem de Erik Killmonger

Criado por Don McGregor e Rich Buckler, Erik Killmonger teve sua primeira aparição na HQ Jungle Action #6 (01 de Setembro de 1973) mas sua origem foi contada na Jungle Action #8.

Jungle Action #6

Ler preview Jungle Action #6

Sua História

Infância e Formação

Erik Killmonger nativo de Wakanda tem sua história originada de eventos dramáticos, assim como a maioria dos vilões em quadrinhos. Quando criança chamava-se N’Jadaka. Presenciou Wakanda ser invadida por Ulysses Klaw, que estava atrás de Vibranium (material utilizado no escudo do Capitão América).

Os pais de N’Jadaka foram escravizados por Klaw e mortos pelo vilão durante uma batalha violenta que acabou o expulsando de Wakanda. Mais tarde Klaw irá se tornar o Garra Sônica.

Posteriormente N’Jadaka muda seu nome para Erik Killmonger, se educa nos Estados Unidos e obtém um doutorado engenharia e um MBA no M.I.T.

Inimigos

N’Jadaka é levado por Klaw para os Estados Unidos. Após conseguir fugir, acaba indo parar no Harlem, Nova York, onde desenvolveu um ódio por Klaw e também por T’Challa, pois acreditava que a fraqueza do rei de Wakanda foi um fator importante para a morte dos seus pais.

Retorno a Wakanda

Tempos depois Erik contata T’Challa, que o repatria de volta para Wakanda. Fixa-se na aldeia em que nasceu onde mais tarde mudaria seu nome para N’Jadaka Village, em sua homenagem.

Desde então tentou de várias maneiras de derrubar T’Challa do trono, pois acreditava que o rei de Wakanda não governava com as tradições antigas e tinha absorvido os conceitos estrangeiros.

Mais mortes que o Kuririn

Erik Killmonger durante esse tempo liderou o Regimento de Morte e conseguiu uma batalha contra o Pantera Negra. Durante vários confrontos em uma situação pareceu que o T’Challa havia matado Killmonger mas na verdade foi Kantu que o empurrou no penhasco.

Após sua morte Mandarim, revogou o corpo de Killmonger e trouxe de volta a vida. Então ele enfrentaria o Pantera Negra em diversas ocasiões.

Com ausência do Pantera Negra de Wakanda, devido ao seu suporte para os Vingadores, Erik tenta aplicar um golpe de estado em cima do regente de Wakanda, Everett Ross. Sabendo do que estava se passando T’Challa retorna a seu país, e tem mais uma batalha com Erik e dessa vez é derrotado.

Agora que derrotou T’Challa, Erik Killmonger passa a ter o direito de governar Wakanda e também pensa em assumir seu lugar nos Vingadores. Mas como atual rei precisa passar pelo ritual de se tornar o Pantera Negra. Para isso ele come a erva em forma de coração e então seu corpo é gravemente envenenado. T’Challa poderia muito bem deixa-lo morrer mais resolve deixa o corpo do seu inimigo em coma.

Agora aqui vem um ponto importante, depois de sair do coma, Erik usa seus conhecimentos para criar uma erva sintética que pode a dar a qualquer um os poderes do Pantera Negra. Espero que isso seja usado no filme também para explicar seus poderes.

Erik recebe um contato para retorna aos E.U.A. E T’Challa passa a governar Wakanda integralmente. Mas tarde ele se torna um déspota em Nigana e captura a irmã de T’Challa. Na batalha com o Pantera Negra, quando estava prestes a deferir um golpe mortal, uma prisioneira de Erik, Monica Rambeau, o acerta no meio dos peitos. E então ele morre mais uma vez.

Monica Rambeau matando Erik Killmonger
Monica Rambeau matando Erik Killmonger

Cinema

Nos cinemas, Erik Killmonger será interpretado pelo ator Michael B. Jordan e também irá rivalizar com o Pantera Negra.

Uma curiosidade. A roupa de Erik no filme é um leopardo, em referencia ao leopardo Prevy. Esse leopardo é treinado para matar ao Pantera Negra e você pode vê-lo na capa da Jungle Action #6 acima.

Michael B Jordan com Killmonger
Michael B Jordan com Killmonger

Ficha Técnica

  • Nome: N’Jadaka depois Erik Killmonger
  • Peso e Altura: 102kg e 1,98m.
  • Poderes: Velocidade, Super Força, Resistência, Sentido Aguçados e Agilidade.
  • Equipamentos: Leopardo Prevy, Armadura de Wakanda.
  • Habilidades: Mestre nas artes marciais, Poliglota, Inteligencia e Politico.

Dica: Você pode descobrir mais sobre o universo do Pantera Negra aqui.