Star Wars - Rey
Tempo de leitura: 07:22 min

De todos os personagens da nova trilogia de Star Wars, Rey com certeza é a mais misteriosa e a que os fãs mais gostaram. Mas quem é Rey? Vamos destrinchar todas as informações que temos sobre essa personagem no nosso Dossiê Jedi.

ReyPlaneta Natal: Desconhecido porém passou toda sua vida em Jakku
Data de nascimento: Desconhecido
Data de Morte: Ainda está viva
Espécie: Humana
Gênero: Feminino
Afiliação: Resistência

Vida em Jakku

Rey foi abandonada no planeta Jakku quando tinha apenas 5 anos de idade e seus pais são desconhecidos, nem mesmo a personagem chegou a falar sobre eles. Porém, desde então ela tem esperado pacientemente pelo seu retorno, mesmo que no fundo ela saiba que ninguém nunca irá voltar para busca-la.

Para sobreviver Rey trabalha como sucateira e para se defender acabou se tornando bastante habilidosa na luta corpo a corpo, principalmente utilizando seu bastão. As habilidades de Rey como sucateira chamaram a atenção de muitos comerciantes, em especial de Unkar Plutt, que pediu para que nenhum ladrão importunasse a garota, afinal ela era uma boa fonte de sucatas.

Durante uma de suas explorações, Rey encontrou um antigo simulador de voo, que utilizou durante muito tempo como uma forma de entretenimento, o que explica toda a sua habilidade em pilotar naves, principalmente a Millenium Falcon. Em suas explorações Rey também encontrou o capacete da capitã Dosmit Raeh, uma pilota da Resistencia. Rey costumava inventar histórias sobre Dosmit Raeh, como sua origem e família.

Star Wars - Rey recolhendo sucata

Além de uma ótima lutadora e pilota, Rey possui uma extrema facilidade em trabalhar com mecânica, provavelmente habilidade adquirida após anos desmontando naves.

BB-8 e Finn

A vida de Rey nunca passou de uma simples sobrevivência no planeta Jakku, onde ela aguardava o retorno do seus pais, mas sua vida mudou quando ela conheceu o droid BB-8, que estava em uma importante missão para a Resistência, e o ex-Stormtrooper Finn, que até então tentava se disfarçar de um membro da Resistência.

Star Wars: Rey, Finn e BB-8

Após serem perseguidos por caças TIE, Rey se vê obrigada a pilotar uma antiga nave sucateada, que pouco depois descobre se tratar da lendária Millenium Falcon. Colocando em pratica toda a habilidade aprendida no simulador de voo e com a ajuda de Finn, Rey consegue se livrar dos caças e pouco depois encontra Han Solo e Chewbacca.

O Despertar

O despertar de Rey acontece no subsolo do estabelecimento de Maz Kanata, onde ela sente um chamado que a leva até o um antigo sabre de luz que pertencia a Anakin. Ao tocar no sabre Rey tem uma visão com Kylo Ren e seus cavaleiros, Luke e R2-D2, e vozes de Obi-wan Kenobi e Yoda.

É interessante notar que o cristal do sabre se identifica com o seu dono, por isso não seria difícil imaginar que ela seja uma Skywalker, afinal o sabre chamou por ela.

A primeira explicação que Rey recebe sobre a Força vem através de algumas poucas palavras de Maz Kanata, que também diz que não adianta voltar para Jakku e esperar por alguém que nunca irá voltar, mas que ela deve olhar para frente pois existe alguém a sua espera. Maz claramente estava falando de Luke. Mas a questão é: Porque? Luke já tinha conhecimento sobre a existência de Rey? Ou Maz Kanata apenas desejava que Rey treinasse com um mestre Jedi?

Sequestro e fuga

No primeiro encontro de Rey com Kylo Ren, Rey está assustada e é facilmente derrotada e capturada, pois ela possuía as mesmas informações que a Primeira Ordem estava procurando. Durante o interrogatório Rey começou a demonstrar os primeiros sinais da sua afinidade com a Força. Sem treinamento algum Rey conseguiu impedir que Kylo Ren invadisse a sua mente e ainda invadiu a mente do vilão, conseguindo assim ver seu maior medo: Nunca ser mais poderoso do que Darth Vader.

Mesmo sem treinamento algum e sem nem mesmo entender direito o que é a Força, Rey ainda conseguiu convencer um Stormtrooper a solta-la e ir embora.

Rey vs Kylo Ren

Mesmo sem treinamento Rey conseguiu lutar de igual, ou até melhor, do que alguém treinado em ambos os caminhos da Força. No romance do filme O Despertar da Força, Kylo Ren sente algo sobre a garota e diz para si mesmo: “É você”. A sensação que fica é de que a garota já era esperada de alguma forma.

star wars

Durante a luta Rey demonstrou uma grande habilidade com o sabre de luz, mesmo nunca tendo empunhado um, porém isso pode ser explicado por causa do seu treinamento em combate corpo a corpo utilizando seu bastão, então ela não fez nada além de adaptar seus conhecimentos a uma nova arma. Eu não me espantaria em ver Rey utilizando um sabre duplo, semelhante ao de Darth Maul, após a conclusão do seu treinamento Jedi.

O mais impressionante é a sua afinidade com a Força e por isso que muitos sustentam a teoria de que ela é uma Skywalker. Mesmo com a derrota de Kylo Ren vale lembrar que ele é bastante instável emocionalmente, ele ainda estava um pouco abalado por ter assassinado seu pai, foi ferido por Chewbacca e por Finn e ainda estava com hemorragia. Mesmo possuindo mais treinamento, Kylo Ren lutou em completa desvantagem.

Encontro com Luke

Com a localização de Luke Skywalker, Rey parte com Chewbacca e R2-D2 até o planeta Ahch-To e então vai sozinha ao encontro de Luke. Apesar de Rey e Luke não se falarem no final do filme, no romance de O Despertar da Força existe um pequeno diálogo entre ambos: “Rey estende o sabre de luz em direção a Luke como uma oferta e um apelo, porque ele é a única esperança da galáxia. Ela pergunta o que vai acontecer a seguir”.

É interessante notar que a Resistencia gastou recursos e perdeu homens para conseguir a localização de Luke e no final enviam uma garota que conheceram a pouco tempo. Por que a General Organa faria isso? Por que ela mesma não foi ao encontro do seu irmão? Talvez porque ela já conhecia Rey ou sentiu o quanto a Força é poderosa nela.

Teorias

As maiores teorias sobre a personagem envolvem o grande mistério que o filme deixa em aberto: Quem são seus pais? Abaixo você pode ver algumas das teorias mais comentadas pelos fãs.

  • Rey é uma Skywalker: A teoria mais aceita pela internet diz que Rey é filha de Luke e essa não seria uma teoria absurda porque Luke possuía um filho chamado Ben Skywalker no Universo Expandido da franquia. Também existem algumas pessoas não descartam que a personagem pode também ser filha de Leia e Han Solo e talvez até mesmo irmã gêmea de Ben Solo.
  • Rey é uma Kenobi: Algumas pessoas acreditam que Rey pode ser na verdade uma descendente de Obi-Wan Kenobi e sua família tem se mantido em segredo até então.
  • Rey teria sido gerada pela Força: Uma outra teoria diz que Rey pode ter sido criada da mesma forma que Anakin, através da Força. No Universo Expandido Anakin foi criado por Darth Plagueis, mestre de Darth Sidious (Palpatine).
  • Rey seria uma aprendiz da escola de Luke: Outra teoria apoia que Rey é na verdade a única sobrevivente da antiga escolha Jedi que Luke tentava criar e que foi destruída por Kylo Ren. Ela teria sido escondida em um local seguro até que tivesse idade o suficiente para retornar. Apesar de interessante essa teoria não explica porque Rey foi abandonada e não escondida. Luke ficou com seus parentes sua vida toda, porem Obi-Wan esteve próximo todo o tempo. Rey nunca teve ninguém.
    Outro ponto que ajuda a descartar essa teoria é que Rey não possuía nenhum conhecimento da Força e nem mesmo conhecia Luke Skywalker, ela fica surpresa ao ouvir o seu pela primeira vez e também fica surpresa em saber que todas as antigas histórias são reais.
  • Rey não é ninguém: Ainda existe a possibilidade de que Rey realmente não seja ninguém. Essa é de longe a teoria mais desanimadora de todas porque simplesmente joga fora todo o vínculo que a personagem poderia ter com os filmes anteriores.

Rey ainda vai continuar um mistério durante muito tempo pois, como já foi confirmado pelo diretor J. J. Abrams, a revelação do seu parentesco será feita apenas no episódio VIII, que estreia apenas em 2017, e o diretor Colin Trevorrow disse durante uma entrevista ao Entertainment Tonight que os fãs podem esperar uma resposta satisfatória sobre o mistério. Sinceramente fiquei com medo dessa “resposta satisfatória”.

Rey acabou se tornando a personagem mais misteriosa e cativante do filme e seu mistério ainda vai nos atormentar por muitos meses, ainda mais se o episódio VIII mantiver o mesmo nível de segredo que o episódio VII. Provavelmente hoje estamos sentindo o que os fãs sentiram na década de 70 após assistir ao episódio IV, estamos completamente perdidos sem saber nada sobre o protagonista do filme.

O universo de Star Wars está em constante expansão e por isso os nossos Dossiês também estarão. Assim que novas informações forem surgindo iremos estar atualizando nossos arquivos então fique ligado em nossas redes sociais para saber qualquer novidade.