Star Wars - Supremo Líder Snoke
Tempo de leitura: 04:51 min

A Primeira Ordem possui um líder aparentemente tão influente quanto Darth Sidious (Palpatine) foi na trilogia original. Além de um vasto conhecimento no Lado Negro, ele possui um vasto exercito a seu dispor. Mas quem é Snoke? O episódio VII faz questão de manter segredo sobre o personagem, mas mesmo assim é possível destrinchar todas as informações conhecidas e especular sobre a sua verdadeira identidade. Venha descobrir um pouco mais sobre o Supremo Líder Snoke em mais um Dossiê Jedi.

Star Wars - SnokePlaneta Natal: Desconhecido
Data de nascimento: Desconhecido
Data de Morte: Ainda está vivo
Espécie: Desconhecido
Gênero: Masculino
Afiliação: Primeira Ordem

O personagem foi apresentado como o líder da Primeira Ordem e possivelmente um Sith, apesar de não haverem confirmações para tal, a não ser o seu conhecimento do Lado Negro da Força. Snoke é uma importante figura política, porém não é explicado nada sobre a sua origem. O filme não dá nenhuma informação de como ele chegou a tal ponto de influência, onde comanda uma ordem quase tão poderosa quanto o Império Galáctico e nem mesmo da onde vieram seus recursos.

Star Wars - Snoke e Kylo Ren
Snoke e seu Kylo ren

Snoke foi responsável por levar Ben Solo, o antigo padawan de Luke Skywalker, para o Lado Negro da Força e por realizar seu treinamento. Sob o nome Kylo Ren, seu novo discípulo recebe suas orientações para agir em seu nome e é guiado nos caminhos do Lado Negro, uma relação bastante semelhante à de Darth Sidious e Darth Vader. Como é visto em O Despertar da Força, no final do filme Snoke solicita a presença de Kylo Ren porque é hora de terminar o seu treinamento.

Star Wars - Darth Vader e Darth Sidious
Darth Sidious e Darth Vader

Apesar das poucas informações que o filme revela, a novelização de Star Wars: O Despertar da Força trouxe algumas informações interessantes sobre o personagem e dá dicas de que ele pode estar por trás de alguns acontecimentos dos filmes anteriores.

  • Kylo Ren não é o seu primeiro discípulo.
  • Snoke considera Kylo Ren seu aprendiz mais promissor porque ele é um Jedi caído. Ele é o seu primeiro aprendiz que possui conhecimentos do Lado da Luz.
  • Snoke sabe que Luke Skywalker é filho de Darth Vader.
  • Snoke revela que viu a ascensão e a queda do Império.
  • Snoke esteve trabalhando nos bastidores por muito tempo, mesmo durante a trilogia original.
  • Snoke possui um grande interesse na linhagem Skywalker.

Especula-se que Snoke seja na verdade Darth Plagueis, mestre de Darth Sidious (Palpatine). O Sith teria sobrevivido a tentativa de assassinato do seu discípulo e se manteve nos bastidores desde então. Grande parte da teoria se apoia no vasto conhecimento do personagem no Lado Negro da Força, no fato de ele estar vivo a bastante tempo e no seu profundo interesse na linhagem Skywalker, afinal Darth Plagueis teria sido o responsável por convencer os midi-chlorians a conceber Anakin Skywalker.

A teoria não é de toda um absurdo, afinal tudo ainda está no campo da especulação e todos os filmes sempre giraram em torno dos Skywalker, então não seria estranho se o vilão da nova trilogia fosse aquele responsável pela criação de Anakin.

Star Wars - Darth Sidious e Darth Plagueis
Darth Sidious e seu mestre Darth Plagueis

Porém durante uma entrevista, o ator Andy Serkis, responsável por realizar a captura de movimento do personagem, desmentiu o boato com uma simples resposta: “Acontece que ele é… apenas Snoke”. O ator ainda continuou a entrevista falando um pouco mais sobre o personagem O Supremo Líder Snoke é um personagem bastante enigmático e extremamente vulnerável ao mesmo tempo em que é bastante poderoso. Obviamente ele tem um grande plano. Ele sofreu bastante dano. Como eu disse, existe uma estranha vulnerabilidade nele, o que ele acredita que seja sua verdadeira força eu suponho.

Já o livro Star Wars: Aftermath – Life Debt trouxe a tona novas informações que podem ter dado novas pistas sobre o personagem. A teoria se iniciou no Star Wars Post, que realizou uma grande analise do livro, e acabou citando o Almirante Gallius Rax, um jovem órfão que é criado em Jakku durante a República. Ele acaba se tornando amigo de Palpatine, que começa a vê-lo como algo valioso no momento em que ele percebe que Rax é sensitivo a força e ainda consegue resistir aos seus poderes.

Mas as semelhanças com Snoke começam no momento em que é revelado que Rax aconselhava Palpatine e ficava tomando importantes decisões sempre dos bastidores, algo que provavelmente aconteceu por muito tempo. Sua aparência é descrita como a de uma pessoa muito pálida, com olhos negros e em determinado momento a capitã Rae Sloane chega a vê-lo como um holograma, algo muito semelhante a como ele é apresentado em o Despertar da Força. E como se já não bastasse as características físicas, Rax acredita que os jovens devem ser doutrinados desde cedo, algo que vemos acontecer na Primeira Ordem.

Ainda falta muito tempo para que a verdadeira identidade e os planos de Snoke sejam revelados, muito provavelmente só veremos isso no Episódio VIII. Mas se Andy Serkis realmente disse a verdade, talvez o livro Aftermath – Life Debt tenha realmente revelado o grande segredo. Mas o que realmente importa é que a Disney vai precisar dar um jeito de inserir muito bem Snoke em todo o universo para que não acabe sendo um vilão sem nenhum vínculo com os acontecimentos passados. Mas enquanto esse dia não chega, vamos continuar esperando.

O universo de Star Wars está em constante expansão e por isso os nossos Dossiês também estarão. Assim que novas informações forem surgindo iremos estar atualizando nossos arquivos então fique ligado em nossas redes sociais para saber qualquer novidade.