Star Wars - Finn
Tempo de leitura: 06:53 min

Outrora um dos soldados mais promissores da Primeira Ordem, FN-2187 desertou de seu posto para se juntar a Resistência e lutar contra aqueles que tentam dominar a galáxia. Venha saber mais sobre Finn em mais um Dossiê Jedi.

Star Wars - Finn

Planeta Natal: Desconhecido
Data de nascimento: Desconhecido
Data de Morte: Ainda está vivo
Espécie: Humano
Gênero: Masculino
Afiliação: Primeira Ordem e posteriormente Resistência

Sua carreira na Primeira Ordem

FN-2187, mais conhecido entre seus amigos apenas como “Oitenta e Sete”, foi tirado de seus pais ainda pequeno, assim como muitos soldados da Primeira Ordem. Ganhando um código ao invés de um nome e sob o comando da Capitã Phasma FN-2187 se tornou um dos melhores soldados da Primeira Ordem, muitas vezes sendo chamado de o soldado ideal por causa de suas habilidades em combate, inteligência e bravura.

Star Wars - Finn na Primeira Ordem

Além de tudo FN-2187 nunca perdeu seu lado humano, mesmo após toda a doutrinação em seus treinamentos. Em duas situações as ações de Finn deixaram seus superiores apreensivos: durante um treinamento Finn priorizou salvar a vida do seu amigo, FN-2003 (“Slip”), ao invés de dar foco ao objetivo principal e durante uma missão se recusou a matar a sangue frio um negociador Abednedo. Essa segunda situação fez com que a Capitã Phasma decidisse coloca Finn no esquadrão que seria enviado a Jakku para recupera o mapa contendo a localização de Luke Skywalker. Ela acreditava que dessa forma FN-2187 iria compreender o que significa ser um Stormtrooper.

Conflito e fuga da Primeira Ordem

Star Wars - Ataque a Jakku

Chegando a Jakku, a missão da Primeira Ordem era encontrar Lor San Tekka e recuperar o mapa, porém este já havia sido escondido por Poe Dameron, membro da Resistência, no droid BB-8. Durante uma rápida troca de tiros, FN-2003, é morto por Poe, e ver a morte do seu amigo afeta FN-2187 profundamente. Mas é quando Kylo Ren ordena que todos do vilarejo sejam exterminados que FN-2187 questiona profundamente toda a crueldade da Primeira Ordem.

Finn não conseguiu realizar nenhum disparo durante o assalto a Jakku e seus superiores sabiam disso, então nesse momento ele toma uma decisão importante, era hora de fugir da Primeira Ordem.

Star Wars - Finn e Poe

Com a ajuda de Poe Dameron, FN-2187 consegue roubar um TIE Fighter e juntos conseguem fugir. Ao perguntar o nome do Stormtrooper que o salvou, Poe descobre que ao invés de um nome, ele é chamado apenas por um código. Se recusando a chamá-lo dessa forma, ele o batiza de Finn. Poe ainda conta a Finn que o mapa está em seu droid BB-8 e o quanto é importante que ele chegue as mãos da Resistência. E apesar de todo o protesto de Finn em voltar para Jakku, com medo de ser encontrado pela Primeira Ordem e ser obrigado a retornar a seu posto, o TIE Fighter é atingido por um míssil e a nave acaba por cair no planeta.

Rey e BB-8

Caindo no desértico planeta de Jakku, Finn se vê perdido e começa a acreditar que o seu mais novo amigo, Poe Dameron, não sobreviveu a queda. Caminhando pelo deserto, Finn encontra um mercado e se depara com Rey e BB-8, que o acusa de ter roubado a jaqueta de Poe. Reconhecendo o droid, Finn diz ser amigo de Poe e se identifica como membro da Resistencia, talvez apenas para se mantes escondido ou talvez até mesmo com vergonha do seu passado.

Finn e Rey se tornam bastante ligados rapidamente e juntos fogem de Jakku usando a lendária Millenium Falcon após serem perseguidos por TIE Fighters da Primeira Ordem.

Star Wars - Fuga de Jakku

A pedido de Rey, Finn se vê obrigado a revelar a localização da base da Resistência, mas obviamente ele não possuía essa informação. Apelando para o pequeno droid, Finn conta que não faz parte da Resistência e pede sua ajuda. Porém antes que eles consigam partir para o sistema Ileenium a nave é capturada por aqueles que eles acreditam ser da Primeira Ordem, mas ao invés disso foram Han Solo e Chewbacca que apareceram.

Após um desentendimento com as gangues Guavian Death e Kanjiklub, o grupo parte para Takodana, em busca da ajuda de uma antiga amiga de Han Solo.

A batalha de Takodana

Chegando a Takodana o grupo se encontra com Maz Kanata para solicitar sua ajuda. Após uma rápida conversa Finn percebe a intenção de todos em terminar a missão de Poe Dameron e revidar contra a Primeira Ordem, porem nesse momento o medo fala mais alto e ele decide fugir para o mais longe possível. Após pedidos de Rey, Finn revela ser um ex-Stormtrooper e diz não acreditar que a Primeira Ordem pode ser derrotada. Ele ainda possui um grande medo de que seja obrigado a ser um soldado novamente.

Enquanto seu antigo grupo pretende partir para a base da Resistência, Finn pretende fugir com o pirata Capitão Sidon Ithano. Porém, antes que possa fugir do planeta, um ataque da Primeira Ordem o deixa ainda mais envolvido com a Resistência. Com a ajuda de Han Solo e Chewbacca e agora empunhando o antigo sabre de luz de Luke Skywalker, que ele acabara de ganhar de Maz Kanata, Finn entra em batalha contra a Primeira Ordem, chegando até mesmo a lutar contra um antigo amigo, FN-2199 (“Nines”) que empunhava um bastão Z6.

Ao final da batalha Rey foi raptada por Kylo Ren e isso foi crucial para que Finn finalmente se aliasse ao lado da luz.

Ataque a base Starkiller

Chegando a base da Resistência, Finn se reencontra com Poe Dameron e é levado por ele ao encontro de Leia Organa. O conhecimento que Finn possui da Primeira Ordem é vital para o sucesso do ataque a ameaçadora Base Starkiller.

Em companhia de Han Solo e Chewbacca, Finn partiu em uma missão terrestre para invadir a base e desativar o escudo. Chegando próximo do seu objetivo, fica bastante claro que a prioridade de Finn é salvar Rey pois ele nem mesmo sabe como desativar os escudos, afinal seu trabalho era no setor de saneamento da base. Essa não foi a primeira e provavelmente não será a última vez que Finn coloca a vida de seus amigos em primeiro lugar.

Mesmo não sabendo como desativar os escudos, Finn possui uma boa ideia de quem possui esse conhecimento: Capitã Phasma. Com a ajuda de Chewbacca, Finn consegue sequestrar sua ex-comandante e força-la a desativar os escudos.

Apesar de ter conseguido permitir a entrada da Resistencia na base, Finn ainda não havia encontrado Rey. Porém, caminhando pelas instalações da base a sua procura, Finn descobre mais uma vez que Rey está longe de ser uma donzela indefesa e consegue se cuidar muito bem, porem o reencontro não deixa de ser algo que agrada bastante a ambos.

Finn vs Kylo Ren

Após assassinar seu pai, Kylo Ren se encontra com Finn e Rey. Rey é rapidamente nocauteada e isso faz com que Finn ganhe ainda mais coragem para lutar contra Kylo Ren.
Mesmo possuindo conhecimento em ambos os lados da Força Kylo Ren ainda consegue ser ferido por Finn. Nesse ponto entram alguns fatores muito importantes: Kylo Ren estava abalado pela recente morte do seu pai, foi ferido pelo blaster de Chewbacca e Finn possui treinamento em armas corpo a corpo, então tudo o que ele fez foi adaptar o seu conhecimento a uma nova arma.

Star Wars - Finn vs Kylo Ren

Mesmo possuindo algumas vantagens sobre seu adversário, Finn é gravemente ferido e fica inconsciente. Rey consegue ter uma luta muito mais intensa contra Kylo Ren e no fim consegue salvar Finn, levando-o para a base da Resistência, onde ele encontra cuidados médicos.

Finn foi um grande soldado na Primeira Ordem, mas já é de se esperar que ele será maior ainda dentro da Resistência. Sua intenção nunca foi se juntar ao lada luz, porém ele se preocupa com o próximo e agora que já lutou ao lado de grandes amigos, ele nunca irá parar até ter certeza de que todos estarão a salvo.

Boatos e Curiosidades

  • Pouco antes do lançamento de O Despertar da Força, a Amazon publicou em seu site um produto que dizia que Finn era filho de Lando Calrissian. Essa informação nunca foi confirmada.
  • Pouco após o lançamento de O Despertar da Força, correu pela internet um boato de que Poe Dameron seria apaixonado por Finn e provavelmente no futuro eles teriam um relacionamento. O boato começou após um comentário do ator Oscar Isaac (Poe Dameron) dizer que interpretava as cenas como se seu personagem possuísse sentimentos românticos por Finn. O ator John Boyega (Finn) desmentiu os boatos dizendo que o romance não é canônico e existe apenas na cabeça de Oscar Isaac.