Action Figures
Tempo de leitura: 06:43 min

Se existe um outro hobby para quem é nerd/geek e também para aqueles que não são mais tem uma paixão incrível por isso, é coleção. Existem as mais diversas, mas hoje quero falar sobre uma em especifico, Action Figures.

Você irá ver aqui nesse artigo:

  • Action Figures o que são?
  • Origem das Actions Figures
  • Escala
  • Marcas
  • Onde comprar e valores
  • Eventos e Grupos nas redes sociais

Action Figures o que são?

Action Figures ou Figuras em Ação em tradução livre são bonecos articulados que podem ter os mais diversos movimentos e alguns até mudar suas feições faciais. Alguns contém articulações em cada parte especifica do corpo podendo criar posições detalhadas e que são bastantes utilizadas hoje para criação de stop-motions, animações criadas em “quadros”. Já outros possuem apenas articulações nos braços, pernas e cabeça.

Origem das Action Figures

Mas quando surgiram as Action Figures? Vocês devem estar se perguntando. Bom, o termo surgiu em 1964 pela Hasbro que lançou a linha dos bonecos G.I. Joe, onde até aquele momento da época, só havia bonecas e bichos de pelúcias para as meninas que eram produzidas pela Mattel. Como esses bonecos podiam trocar de roupa, acessórias e ter algumas poses graças as suas articulações a empresa de brinquedos Hasbro acabou definindo esse termo. Essa primeira linha dos G.I. Joe eram na escala 1:6, vamos explicar sobre escalas a seguir, e aqui no Brasil foi lançado pela Estrela uma versão menor e ficou conhecidos como Comandos em Ação e acabou virando animação mais tarde.

Comercial dos Comandos em Ação

Abertura da animação Comandos em Ação

Escala

Como eu disse anteriormente o G.I. Joe tinham escalas 1:6, mais o que são essas escalas? Se você já é do mundo das coleções com certeza deve estar familiarizado com esse conceito, mas se você está começando agora vou explicar em detalhes e como comprar o tamanho certo para sua coleção. As escalas são medidas em polegadas para o padrão americano e aqui no Brasil em centímetros. Mas e agora como vou fazer esse cálculo? É simples, um centímetro equivale a 0,39370 polegadas, logo uma escala 1:6 tem 12 polegadas que é igual 30cm (12/0,39370 = 30,48). Ohhhh nossa entendi, mas como é determinado as escalas 1:6, 1:4, 1:10 e assim por diante? Essa explicação também é bem simples, mas antes vamos pegar o personagem Homem de Ferro dos filmes da Marvel e obter a altura dele. Ele deve ter mais ou menos 1,75m, certo gravou esse número? Agora vamos continuar a explicação: Uma escala em tamanho real conhecida como 1:1, são aos bonecos que tem o tamanho real do personagem no caso do nosso Iron Man ele tem 1,75m. Quando dizemos que a Action Figures do Homem de Ferro tem 1:6 quer dizer que o 1 equivale ao tamanho real do boneco e 6 é número de vezes que se diminuiu em relação ao tamanho real, logo nosso Homem de Ferro tem 6 vezes a menos o tamanho real dele.
Então da próxima vez que alguém disser que tem uma Action Figures na escala de 1:6 vocês já sabem que equivalem a aproxidamente 30cm. Logico que alguns bonecos podem ter uma leve diferença na altura devido aos tamanhos reais dos personagens. Abaixo deixo uma tabela de medidas para vocês consultarem.

Tabela de Escala Action Figures
Tabela de Escalas de Action Figures
Exemplo de Escalas
Exemplo de escalas da Action Figures do Homem de Ferro

 

Marcas

Anos se passaram e de lá para cá vem surgindo um monte de empresas que fabricam Action Figures de todos os tamanhos e cada uma mais real que outra e alguns no estilo comics. As empresas em destaque hoje são SH Figurarts, Nendoroid da GoodSmiles, Bandai, FunkoPop entre outras. Muitas dessas marcas produzem action figures de personagens dos games, animes, filmes e séries.

Onde Comprar e Valores

Hoje é possível comprar os bonecos em diversos locais como Mercado Livre, grupos do Facebook, Lojas especializadas como Iron Studios, Limited Edition, Livraria Cultura entre outras. Mas como a maioria desses produtos são importados acaba valendo mais apena pegar lá fora via algum amigo ou se caso você mesmo estiver fazendo turismo. Os Action Figures tem de vários valores conseguindo alguns partir de 40 reais ou até 5000 reais. Claro que quanto mais detalhado e mais articulado mais caro e outra ponto que vai encarecer bastante também é o tempo. Exemplo são os bonecos dos cavaleiros do zodíaco que alguns bonecos mais antigos hoje valem mais de 2000 reais e na época era vendido a 180 reais.

A Paranaense Mayara de 24 anos, coleciona Action Figures há 9 anos e tem atualmente 56 lindas peças, desde Cloth Myth, linha de bonecos dos Cavaleiros dos Zodiacos até Nendoroids.

Mayara Cristina
Mayara e seu Shura da linha Cloth Myth

Nós perguntamos o que incentivou a entrar nesse universo e ela nos contou: “O que me fez querer começar a colecionar foi ter um amor muito grande pelos personagens”. Ela conta que entre sua coleção os bonecos favoritos são o Red e Ahri da linha Nendoroid e também comentou sobre os valores das peças e como está situação hoje para aquisição:

“A dificuldade hoje para se comprar Action Figures está no dólar. As figuras estão em um preço absurdo.”

Confira algumas peças da coleção da Mayara e se quiser ver um pouco mais da coleção dela basta conferir seu Flickr

 

Eventos e Grupos nas redes sociais

Os colecionadores e fãs de Action Figures além de participar de caçadas atrás de suas joias também fazem eventos ou encontros para expor suas coleções, aqui mesmo no blog já cobrimos alguns eventos a exemplo do II Expo Bahia Actions. E com o surgimento das redes sociais também vieram os grupos em que as pessoas postam fotos e compartilha suas coleções de todos os tipos e escalas para que possam ser apreciadas e comentadas pelos participantes.

Para saber um pouco mais sobre as comunidades conversamos com o Administrador do grupo Action Figures Forever Brasil, Ricardo Cantanhede de 27 anos. Ele que já coleciona Action Figures há 10 anos e conta com 107 figuras e entre elas algumas estatuas. Foi inspirado a entrar nesse universo pela linha Cloth Myth, “Foi amor a primeira vista e eu não conseguir mais parar” disse Ricardo. Grande parte da sua coleção tem como temas animes e tokusatsus.

Ricardo Cantanhede
Ricardo Cantanhede, Administrador do grupo Action Figures Forever Brasil

Ele também conta o que levou a criar um grupo no Facebook e compartilhar essa paixão com outras pessoas: “Eu antes era dono de um dos maiores grupos de cloth myth do Brasil, no entanto ele era vinculado a uma outra página a qual era administrador e propus parceria. Ao sair dessa página, eu deixei o grupo com a dona. Confesso que apesar de amar os CMs, já estava começando a expandir a coleção, então resolvi criar um grupo que envolvesse AFs de um modo geral, e não apenas uma linha. O resultado sem dúvidas superou e muito minhas expectativas e hoje o grupo é gigante, bastante movimentado, galera faz amizades…enfim…” E ele ainda deixa uma mensagem para os colecionadores:

“Action Figures é um hobby! Nos traz nostalgia, funciona as vezes como uma terapia e sem dúvidas, conforme a coleção vai crescendo, vamos ficando mais e mais satisfeitos! Procure sempre lembrar disso!!! Pois quem esquece, acaba buscando treta nos grupos e até mesmo se viciando de forma que AFs passam a ser a prioridade na sua vida!!”

O grupo Action Figures Forever Brasil tem mais de 20 mil fanáticos por Action Figures e tem uma média 500-600 inscritos por mês e se você quiser fazer parte basta clicar aqui.


E vocês amigos do Papo Nerd de Boteco, quais os seus Action Figures favoritos? Qual a dificuldade de encontrar? Compartilhe sua experiência conosco ;)