Tempo de leitura: 05:38 min

Com a benção do Deus Pantera, muita sabedoria e habilidades que vão muito além de um humano normal, o Pantera Negra lidera a nação de Wakanda e protege o seu povo de qualquer ameaça. E com a chegada da sua estreia ao cinema, muitas pessoas ficaram curiosas para conhecer mais sobre esse herói. Por isso listamos 9 incríveis fatos sobre o Pantera Negra.

9Criado por Lendas

Este tópico é imprescindível para os fatos sobre o Pantera Negra. O herói foi criado pelos lendários Stan Lee e Jack Kirby (imagem acima) e teve sua estreia em The Fantastic Four #52 (julho de 1966), quando o personagem convidou o quarteto de heróis para visitar Wakanda. Após sua estréia o personagem fez participações nas HQs de vários outros heróis, até ganhar sua HQ solo.

Apesar de Pantera Negra ser o nome que todos conhecemos, Jack Kirby inicialmente apelidou o personagem de Tigre de Carvão. E ele já chegou a usar um outro nome, quando a Marvel mudou o para Black Leopard por um curto período de tempo.

Muito se especula que a origem do nome do personagem se deu por causa do logotipo do grupo que precedeu o Partido dos Panteras Negras (que só seria fundado em outubro de 1966). Porém, Stan Lee já declarou que a inspiração do nome veio de um herói pulp que possuía uma pantera negra como ajudante.

Seja qual for a versão verdadeira da história, isso não impediu que em um de seus primeiros posters, o filme do Pantera Negra fizesse uma referência a Huey Newton, co-fundador e líder dos Panteras Negra.

8A Cidade mais tecnológica do mundo

Pode-se dizer que a origem de Wakanda se iniciou a mais de 10 mil anos, com a queda de um meteoro em seu território. O meteoro em questão era puro Vibranium e logo ao descobrir suas propriedades especiais, passou a ser utilizado para a confecção de armas. Mas a radiação emitida pelo Vibranium levou algumas pessoas a serem transformadas em monstros, e para conter essa ameaça, Bashenga, o líder de uma das tribos, orou a deusa Pantera pedindo forças. Os pedidos de Bashenga foram atendidos e ele se tornou o primeiro Pantera Negra da história, uniu todas as tribos e juntos derrotaram a ameaça.

Desde então Wakanda prosperou cada vez mais, se tornando um dos países mais ricos e tecnológicos do mundo. Boa parte da sua riqueza vem do fato da maior mina de Vibranium estar em seus territórios, permitindo que o país prosperasse e chegasse a um patamar onde todos habitantes possuem acesso a educação e saúde, e a se tornar o país mais desenvolvido tecnologicamente do mundo. Mesmo com a sua política de se manter isolada do restante do mundo.

Mesmo com esse progresso não fez Wakanda esquecer suas origens. Seus habitantes continuam cultuando seus antigos deuses, sendo o principal a deusa Pantera, e o sistema político continua possuindo uma grande influência tribal. Onde o Pantera Negra é o rei, comandante e líder religioso do seu povo.

7Carregando o legado do Pantera Negra

Não poderíamos deixar de falar em 9 fatos sobre o Pantera Negra, do incrível Bashenga. Ele foi o primeiro guerreiro a receber a benção da deusa Pantera e se tornar o Pantera Negra. E desde então esse é um título passado de geração em geração. Mas não é um título fácil de se conseguir.

Assim como seus predecessores, T’Challa precisou derrotar o atual Pantera Negra, seu tio, e os 6 maiores guerreiros de Wakanda. Apenas após isso ele pode carregar o manto do Pantera Negra e liderar seu povo.

6Erva Venenosa

Nenhum Pantera Negra nasce com poderes e com T’Challa não foi diferente. Na verdade, a origem de seus poderes vem de uma erva em formato de coração, encontrada apenas em Wakanda, extremamente venenosa e acessível somante a realeza.

A erva faz parte de um ritual de preparação dos futuros reis de Wakanda. Eles devem ingerir a erva e caso sobrevivam ao processo, ganham diversas habilidades, como super força, resistência, agilidade, velocidade, sentidos aguçados e visão no escuro. Somando-se aos poderes lendários dos Pantera Negra, T’Chala ainda é um grande artista marcial.

5Ostentando Vibranium

Pantera Negra possui uma malha de Vibranium cobrindo todo o seu traje. E além disso muitos dos seus equipamentos foram construídos com o mesmo metal. Possuindo provavelmente o traje mais caro e mais resistente da Marvel. Porque possuir a maior mina de Vibranium da Terra não basta, tem que sair ostentando isso por aí.

4Casamento Tempestuoso

O Pantera Negra e a Tempestade formaram um dos casais mais famosos da Marvel e seu casamento provavelmente foi um dos eventos mais emblemáticos da Guerra Civil. Reunindo heróis que mesmo lutando de lados opostos, deixaram suas desavenças de lado e foram prestigiar o casal. O casamento foi tão importante que contou até com a presença de Uatu, o Vigia. Um ser cósmico que está presente apenas nos acontecimentos mais importantes do universo.

3Já participou de várias equipes

Assim como todo herói que se preze, o Pantera Negra já participou de diversos grupos do universo Marvel. Lutando ao lado de outros heróis nos Defensores, Fantastic Force, Vingadores, Vingadores Secretos e fez parte dos Illuminati, um grupo secreto formado pelas pessoas mais influentes do universo Marvel.

Como se já não bastasse, ao lado de sua antiga esposa, Tempestade, T’Challa chegou a substituir Reed Richards e Sue Storm no Quarteto Fantástico após a Guerra Civil. E protegeu a Cozinha do Inferno durante a ausência do Demolidor.

2Ele é uma das pessoas mais inteligentes do mundo

Este é um dos fatos sobre o Pantera Negra que você não sabia. T’Challa é considerado um dos homens mais inteligentes do mundo. Ao lado de outros gênios como Tony Stark e Reed Richards. Durante sua juventude, ele chegou a estudar na Europa e arranjou um tempinho para conseguir um título de Ph.D em Física. E como se não bastasse, ele ainda é um grande estrategista e engenheiro.

1Blade seria o Rei de Wakanda?

Para finalizar nossa lista de fatos sobre o Pantera Negra. Em 1992 o ator Wesley Snipes tentou produzir um filme do Pantera Negra, e boatos dizem que um roteiro chegou a ser feito e Stan Lee estava envolvido. O filme seria produzido pela Columbia Pictures, porém acabou não indo para frente. Anos mais tarde, em 1998, Wesley Snipes acabou estreando um filme da Marvel, porém não como o rei de Wakanda, mas sim como o caçador de vampiros Blade.

O filme do Pantera Negra já é um épico histórico, é o filme de herói com o maior elenco negro já feito. O Rei de Wakanda com certeza é um dos mais admiráveis e icônicos símbolos da Marvel. O que achou de nossa lista de 9 incríveis fatos sobre o Pantera Negra? Sabe de mais alguma coisa? Comente e compartilhe!

Quer conhecer mais sobre o universo do Pantera Negra? Confira essa lista que separamos para você.