Fullmetal Alchemist é uma das histórias mais aclamadas no mundo. O mangá criado pela mangaká Hiromi Arakawa conquistou o coração dos otakus ao redor de todo o planeta. A animação chegou recentemente ao serviço de streaming Netflix, e como homenagem a esta grande obra nipônica decidimos listar 9 Fatos sobre Fullmetal Alchemist que todo fã precisa saber!

1

A Alquimia é Real

Para começar nossos fatos sobre Fullmetal Alchemist, é necessário saber que a alquimia realmente existe, e foi criada por Nicolas Flambel. Ela é a pratica combinada de elementos da química, antropologia, astrologia, filosofia, metalurgia e matemática. Dentro da alquimia existem 4 objetivos principais para sua prática:

  • Trasmutação de metais inferiores em ouro;
  • Obtenção do Elixir da Longa Vida (Imortalidade);
  • Criar vida humana artificial (homúnculos);
  • E fazer a realeza enriquecer rapidamente, um objetivo que serviria para assegurar a existência da alquimia na sociedade.

Os dois primeiros objetivos citados acima podem ser obtidos com a Pedra Filosofal, uma substância poderosa e mística. Todas estas características são abordadas e fundamentam a narrativa de Fullmetal Alchemist. Sendo que, os Alquimistas Federais são proibidos de trasmutar ouro (para não causar transtornos na política financeira do País) e também transmutar vida humana.

O simbolo da alquimia (imagem acima), criado por Nicolas Flambel, também é utilizado pelos irmãos Elrics e sua professora Izumi.

2

Autora

Para quem não sabe o nome real do mangaká Hiromu Arakawa, é Hiromi, ou seja, é uma mulher. Ela tomou esta medida, de escolher um pseudônimo masculino, temendo que seu mangá fosse rejeitado pelo público japonês. Infelizmente no Japão, assim como em muitos lugares do mundo, o machismo impera. Até fotos Hiromi evitou colocar no mangá, nos extras ela se representa com o desenho de uma linda vaquinha de óculos.

Para os japoneses as mulheres não foram feitas para escrever shounens (histórias como DBZ, CDZ, One Piece, Naruto etc), que é o estilo mais consumido no oriente. Para a sociedade machista nipônica, mulheres devem escrever shoujos, narrativas mais voltadas ao romantismo e sentimentalismo. Uma completa ignorância, machistas e preconceituosos nem eram para ler nada. Fullmetal Alchemist é um dos shounens mais f**** da atualidade! Obrigado Hiromi!

3

História Real

Os problemas raciais entre os cidadãos de Ametris e Ishval é pautada nas guerras reais do povo Ainu com os Wajin (japoneses). Este conflito data do século 14, época em que estas nações tiveram vários conflitos. Na restauração Meiji, os Ainus foram forçados a casar com os japoneses para não serem alvo de discriminação e também para apagar de vez a herança Ainu. Pautada neste conflito, Hiromi criou a guerra civil de Ishval e o poderoso personagem Scar (foto acima).

Além desta história Hiromi fez uma extensa pesquisa sobre guerras, assistiu documentários e entrevistou veteranos da 2ª guerra mundial para escrever sua narrativa. Fullmetal Achemist retrata de forma brilhante tensões raciais, genocídio e os impactos de uma guerra na sociedade. E toda a estética da história se baseia na Revolução Industrial Europeia, inclusive as armas de fogo, tanques e veículos.

4

Nomes Reais

Um dos fatos sobre Fullmetal Alchemist muito importante é que a maioria dos personagens tem nomes e sobrenomes ocidentais. Arakawa revelou que possui mantém um dicionário de nomes europeus reais para seus personagens. E os sobrenomes dos personagens militares se baseiam em veículos e armas militares.

O coronel Roy Mustang foi nomeado baseado no P-51 Mustang da América do Norte, um bombardeiro usado na 2ª Guerra Mundial e na Guerra da Coréia. Grumman é derivado do transportador Grumman E-2 Hawkeye. Armstrong, que é do avião bombardeiro britânico Armstrong Whitworth Whitley que foi usado na Segunda Guerra Mundial.

O pai dos Elrics, Von Hohenheim (imagem acima), recebeu o nome do verdadeiro alquimista suiço-alemão chamado Philippus Aureolus Theophrastus Bombastus von Hohenheim.

5

Esquilo Voador

Em uma entrevista publicada no guia oficial da série, Hiromi conta sobre sua ideia inicial para a série. Segundo ela, o protagonista teria 18 anos e seria acompanhado do pai que teria a alma fixada em um esquilo voador após uma transmutação mal-sucedida. Ainda bem que ela mudou de ideia, o que seria de Ed sem Alphonse?

6

Dois Animes

Um fato extremamente raro, geralmente shounens são serializados durante anos em varias temporadas. Mas Fullmetal Alchemist ganhou dois animes distintos, um em 2003, com uma história diferente do material original. E outro em 2009 com o subtítulo Brotherhood, que é bastante fiel ao mangá. Ambos são um enorme sucesso!

7

Homenagem Canina

Este é um dos Fatos sobre Fullmetal Alchemist muito fofo. A cadelinha da personagem Winry Rockbell (a mecânica de automails), Den, existiu na vida real. A personagem canina é uma homenagem a uma cachorra de mesmo nome que a autora teve.

8

Outras Homenagens

O Nome do personagem principal Edward Elric é uma homenagem ao personagem Edward Mãos de Tesoura, interpretado por Johnny Deep no clássico de Tim Burton. E o personagem Barry – O Açogueiro é uma referência a Jack – O Estripador.

9

Super-Mulheres

Um fator fantástico que não poderia faltar em nossa lista de fatos sobre Fullmetal Alchemist são as mulheres, todas de personalidade forte e extremamente importantes para a narrativa. Para Hiromi Arakawa a inclusão de mulheres é extremamente importante, todas elas ocupam lugares de destaque na história e possuem uma força incrível. Os destaque vão para:

  • Olivier Armstrong é uma General forte e cuida do lugar mais perigoso do País, o Norte ou a Muralha de Briggs. Além de possuir uma força monstruosa e liderar o exército com garras de ursa;
  • Riza Hawkeye é guarda-costas de Roy Mustang, é uma atiradora profissional de alta confiança e sua opinião sempre é respeitada pelos seus superiores;
  • Winry Rockbell é amiga de infância de Ed e Al, ela é uma eximia mecânica de automail e lidera uma oficina. Além de possuir uma força que joga qualquer um a metros de distância com uma chave inglesa na mão;
  • Izumi Curtis, professora de Ed e Al, é a primeira alquimista conhecida que tentou transmutação humana antes dos irmãos, além de ser uma lutadora brutal;
  • Lan Fan é guarda-costas do 12º filho do imperador de Xing. Ela é extremamente fiel e luta ferozmente, sendo capaz de sacrificar o próprio braço em prol da batalha.
  • May Chang apesar de ser um pequena garotinha, manuseia de forma perfeita o waidanshu (alquimia de Xing) e sozinha atravessou o deserto para descobrir a imortalidade e salvar seu clã.

Arakawa se certificou de que cada personagem feminina tivesse seu espaço e valor. Ela não criou donzelas para ficar em perigo ou apenas para ser interesse amoroso dos personagens masculinos. Viva a Hiromi!

Todos os episódios, tanto do Broherhood quanto o clássico, estão disponíveis na Netflix e os volumes do mangá estão sendo republicados no Brasil pela editora JBC. Se você já assistiu, mate as saudades, e se não conhece, faça uma agradável maratona com as aventuras dos irmãos Elric. O que achou de nossa lista de Fatos sobre Fullmetal Alchemist? Sabe de mais alguma coisa ? Conta aí!