Tempo de leitura: 04:15 min

Descubra alguns fatos sobre Cable, um dos mais poderosos mutantes da Marvel, com poder telecinético e capacidades super humanas. Ele possui um braço esquerdo dominado por um vírus artificial implantado pelo vilão Apocalipse, tornando-o um cyborg. Nascido em um futuro apocalíptico e utilizando viagem no tempo, ele retorna ao passado para ajudar os X-Men e até mesmo o inusitado Deadpool.

Para você ficar por dentro de tudo sobre este poderoso personagem fizemos esta lista com 8 fatos sobre Cable, o X-Men do futuro!

1Seus Criadores

Cable foi criado por Rob Liefeld, Chris Claremont e Louise Simonson e teve sua primeira aparição em New Mutants #86 (Fevereiro de 1990). Mas anteriormente o personagem já havia aparecido em Uncanny X-Men #201 (Janeiro de 1986), como Nathan Christopher Summers.

2O Nascimento de Cable

Esse é um dos fatos sobre Cable extremamente importante. Se você conhece um pouco de quadrinhos, provavelmente já ouviu o sobrenome Summers em algum lugar. Após a morte de Jean Grey, ao final da saga Morte da Fenix, Ciclope (Scott Summers) conheceu a mutante Madelyne Pryor e acabou se apaixonando por ela, por causa da sua semelhança com Jean Grey. Pouco tempo depois ambos se casaram e assim nasceu o mutante Nathan Christopher Summers.

Parecia ser uma linda história de amor após um acontecimento trágico, porem, na verdade tudo isso foi um plano arquitetado pelo vilão Sr. Sinistro.

3O Plano de Sr. Sinistro

Nathaniel Essex, mais conhecido como Sr. Sinistro, pretendia se vingar de Apocalipse e para isso criou um plano mirabolante para atingir seus objetivos.

Usando seu conhecimento sobre genética Sr. Sinistro chegou à conclusão de que a combinação dos genes de Scott Summers e Jean Grey iria resultar em um mutante poderoso o suficiente para derrotar Apocalipse. Então ele criou um clone a partir do DNA de Jean Grey, já que ela estava morta, e assim nasceu Madelyne Pryor e pouco depois Nathan Christopher Summers.

Após o nascimento de Nathan, Jean Grey reapareceu e Ciclope abandonou Madelyne para voltar aos braços de sua antiga amada. Depois do seu abandono, Madelyne Pryor descobriu todo o plano de Sr. Sinistro. Durante um misto de loucura e desespero, Madelyne acabou se unindo a entidade Nastirth e, se aproveitando de uma ligação telepática com Jean Grey, Madelyne tentou se suicidar na esperança de que ambas morressem.

O plano de Madelyne não tem sucesso, mas suas memorias acabaram se juntando as de Jean Grey, fazendo com que ela desenvolva um instinto maternal por Nathan. E frustrando completamente os planos do Sr. Sinistro.

4Poderes

Assim como foi previsto por Sr. Sinistro, Cable se tornou um mutante extremamente poderoso. Sua lista de poderes e habilidades incluem: telepatia, telecinesia, campo de força magnética, capacidade de viajar no tempo e disparar lazeres através do olho direito. Além de ser perito em armas de fogo.

5Vírus mortal

Um dos fatos sobre Cable incontestável  e dele ser um mutante muito poderoso, porem o cyborg mutante não pode utilizar seus poderes livremente. Enquanto ainda era pequeno, Cable foi sequestrado por Apocalipse e foi infectado por um tecnovírus. Um vírus que gradativamente transforma matéria orgânica em tecnologia, levando o hospedeiro a morte.

Nada no presente seria suficiente para salvar Nathan da morte, contudo, uma viajante do tempo chamada Askani surge prometendo que no futuro Nathan pode ser salvo. Jean e Ciclope aceitam a proposta e deixam que seu filho seja levado. E pouco tempo depois, Askani transporta também as mentes de Jean e Ciclope para o futuro e as coloca em corpos semelhante a seus corpos originais. Para que eles possam ajudar a manter Nathan a salvo.

Aos poucos Nathan aprendeu a usar seus poderes para conter a constante evolução do vírus, mas não sem antes ter uma boa parte do seu corpo infectada.

6Uma nova tentativa de sequestro

Temendo que Nathan não fosse sobreviver ao tecnovirus, Askani achou que seria uma boa ideia criar um clone e na mesma época Apocalipse achou que seria uma boa ideia sequestrar a criança novamente. Mas ao invés de sequestrar o verdadeiro Nathan, Apocalipse sequestrou o seu clone.

O clone de Nathan criado por Apocalipse foi batizado de Conflyto. Se tornando o principal vilão do personagem. Quem melhor para ser o seu pior inimigo do que você mesmo?

7Escolhendo um codinome

O codinome Cable foi escolhido pelo próprio Cable e tem bastante inspiração em seu poder de viajar no tempo. Seu codinome serve para mostrar que ele é como uma ligação viva entre o presente e o futuro.

8Cable e Deadpool

Inusitadamente em 2004 Cable e Deadpool ganharam uma HQ juntos. Apesar de ambos personagens possuírem personalidades bem diferentes, o resultado foi tão bom que a serie durou 4 anos, chegando a 50 edições.

A equipe criativa da HQ contou com a presença de Fabian Nicieza no roteiro e Rob Liefield como artista em algumas capas. Ambos quadrinistas participaram da criação de ambos personagens.

Curtiu nossa lista de fatos sobre Cable? Sabe de mais algum segredo? Comente e compartilhe seus conhecimentos!