curiosidades sobre a bela e a fera
Tempo de leitura: 11:52 min

A Disney sempre soube encantar crianças e adultos com suas animações. E em sua história, talvez uma das que mais desperte esse sentimento nas pessoas seja A Bela e a Fera. E para comemorar o lançamento desse filme, criamos uma lista com várias curiosidades sobre A Bela e a Fera.

Lançado em 1991 e após duas tentativas fracassadas de adaptar a história (uma em 1930 e outra em 1950), A Bela e a Fera se tornou um clássico instantâneo. Sendo aplaudida de pé durante sua primeira exibição no New York City Film Festival, conseguindo uma boa bilheteria e recepção do público, sendo indicada a diversos prêmios e conseguindo um lugar garantido no coração de muitas pessoas.

Agora após 36 anos, a narrativa retorna aos cinemas, dessa vez como um live-action, algo que a Disney vem fazendo aos poucos com seus maiores clássicos. Com a direção de Bill Condon e nomes como Emma Watson, Ewan McGregor, Luke Evans e Ian McKellen no elenco, o conto promete trazer todo o encanto que a animação trouxe a muitos anos atrás.

Curiosidades sobre A Bela e a Fera

1A história original de A Bela e a Fera

Assim como muitos filmes da Disney, A Bela e a Fera é baseado em um conto de fadas.

O conto original foi escrito pela francesa Gabrielle-Suzanne Barbot em 1740, porém a versão que se tornou mais popular foi a de Jeanne-Marie LePrince de Beaumont, publicado em 1756.

A Bela e a Fera narra a história da filha mais jovem de um mercador, que perdeu sua riqueza, e suas duas irmãs gananciosas que apenas pensam em retornar a uma vida de ostentação.

As coisas pareciam que iriam melhorar quando o mercador recebeu uma proposta na cidade, mas uma tempestade o obrigou a se abrigar em um antigo castelo. Onde após passar a noite decidiu levar consigo uma rosa do jardim para a sua filha Bela. Porém o dono do castelo, uma terrível fera não gostou de ser roubado e em troca da vida do mercador, pediu uma de suas filhas.

Para salvar o seu pai, Bela aceitou a proposta e ficou no castelo com a Fera que aos poucos foi mostrando que era muito menos terrível do que aparentava. Mas mesmo tendo uma vida de princesa, a saudade do seu pai começou a atormenta-la e após um pedido, a Fera permitiu que ela visitasse sua família, mas apenas se prometesse retornar.

Bela voltou para casa, contudo suas irmãs sentiram inveja dela por causa da sua nova vida. Então decidiram evitar que Bela retornasse na esperança de que a Fera se enfurecesse e matasse Bela.

A viagem de regresso foi se prolongando cada vez mais, até o dia em que Bela sonhou que a Fera estava morrendo. Preocupada, Bela retornou para o castelo e encontrou a Fera já fraca e próxima da morte.

Nesse momento Bela percebeu o quanto amava a Fera e aceitou o seu pedido de casamento. Nesse momento a maldição foi quebrada e a Fera voltou a ser um homem.

Já a versão de Gabrielle-Suzanne Barbot era um pouco diferente e incluía personagens que acabaram ficando de fora de outras versões do conto.

Em sua versão, o príncipe era um órfão e fora deixado sob os cuidados de uma bruxa que o seduziu durante ao longo dos anos, mas após ser recusada, ela o transformou em um monstro como uma forma de punição.

Seja qual for a versão do conto, muitos elementos da história estão presentes na animação da Disney.

2A Bela e a Fera é baseado em fatos reais?

Retrato de Petrus Gonsalvus

É possível que o conto A Bela e a Fera tenha sido inspirada pela história de Pedro González. Um espanhol nascido em 1537 e vitima de hipertricose, uma doença rara que provocava um crescimento anormal dos pelos.

Ainda jovem Pedro foi dado de presente ao Imperador Carlos V, mas sua embarcação foi atacada e o jovem acabou na corte francesa de Henrique II. Onde ganhou o nome Petrus Gonsalvus, recebeu estudo, passou a se vestir como um nobre e chegou a ajudar Henrique II em sua corte. Tudo fruto de um experimento do rei para descobrir se um homem que foi tratado como monstro a vida toda poderia ser humanizado.

Posteriormente a rainha Catarina de Médici, casou o jovem com a sua mais bela serviçal. A rainha possuía curiosidade em saber como seriam os filhos do casal.

Apesar da noiva se assustar com Petrus no começo, o casal acabou se apaixonando e tiveram 7 filhos no decorrer de suas vidas. Sendo que 4 deles também nasceram com hipertricose e foram dados de presentes a cortesãos europeus.

3O visual da Fera é uma mistura de vários animais

Infográfico mostrando as inspirações para criar a Fera

O visual da Fera foi criado pelo animador Glen Keane e é resultado da mistura de características de vários animais. A ideia surgiu quando Keane estava visitando um zoológico em Londres, local que o animador considerava muito inspirador para a ideia do personagem.

Para conseguir um desenho mais realista, Keane chegou a deixar em seu escritório a cabeça de um javali selvagem, tentou comprar a cabeça de um búfalo e até mesmo solicitou permissão do zoológico para entrar em uma jaula com um gorila chamado Caeser. Apesar de não ter conseguido a permissão, o gorila inspirou em muito o olhar do personagem.

O resultado final das ideias e pesquisas de Keane resultou em uma fera que possui juba de leão, cavanhaque e cabeça de búfalo, sobrancelha de gorila, presas de javali selvagem, corpo de urso, patas e rabo de lobo e olhos humanos.

Já os uivos da Fera, eram uma mixagem dos sons de uma pantera e do rosnado de um leão.

4Eastereggs no filme

A mãe de Bambi na abertura da animação

Em muitos filmes da Disney podemos ver a aparição de personagens ou elementos de outras animações do estúdio e em A Bela e a Fera não é diferente.

Logo na abertura da animação é possível ver a mãe de Bambi bebendo água em um rio.

Já em uma sequência em que Bela está na cidade, é possível ver o Tapete Magico (Aladdin) e Pumba (Rei Leão) sendo carregado (possivelmente por um açougueiro).

Bela, Pumba e o Tapete Mafico
Bela, Pumba e o Tapete Mafico

Outro easteregg pode ser encontrado quando Maurice, pai de Bela, chega a uma placa em uma encruzilhada, um pouco antes de acabar no castelo da Fera. Apesar de estar um pouco apagada é possível ler Anaheim e Valencia.

A placa da encruzilhada
A placa da encruzilhada

Anaheim é o local onde fica a Disneyland e Valencia é o local onde fica um parque rival chamado Six Flags Magic Mountain.

Por fim temos a presença do cavalo do Cavaleiro sem Cabeça sendo cavalgado por Gaston no momento em que ele parte para caçar a Fera. Gaston até mesmo faz uma pose semelhante ao Cavaleiro sem Cabeça.

Gaston e o Cavaleiro sem Cabeça
Gaston e o Cavaleiro sem Cabeça

5Pequenos detalhes espalhados pelo filme

Existem pequenos detalhes curiosos espalhados pela animação.

  • É fácil perceber que Bela é diferente das pessoas a sua volta e para ressaltar isso a equipe decidiu que ela seria a única pessoa usando azul em sua vila.
  • No momento em que Gaston está prestes a cair do telhado do castelo, flashes de caveiras aparecem em seus olhos para simbolizar que ele está a caminho da morte certa.Gaston rumo a morte certa
  • Algumas esculturas que aparecem no castelo são na verdade artes conceituais da Fera.
  • O ator David Ogden Stiers, que realizou a dublagem do mordomo relógio Horloge, sempre tentava improvisar suas falas quando tinha oportunidade.

6Nova cena na edição de aniversario

Provavelmente você deve se lembrar da música “Humano Outra Vez”, mas ela nem sempre esteve presente no filme pois ainda na fase de storyboard ela foi cortada da narrativa. Contudo, após a canção se tornar um sucesso na versão de A Bela e a Fera para a Broadway, a Disney decidiu adiciona-la a animação.

Para isso a mesma equipe que criou a animação foi reunida apenas para desenvolver e adicionar essa cena ao filme. A primeira vez que o público pode assistir a essa cena e a mais 6 minutos extras foi em 2002, na edição de aniversário de 10 anos de A Bela e A Fera.

7Reciclando cenas de outra animação

Cena de A Bela Adormecida reutilizada em A Bela e a Fera

Durante a criação da animação, A Bela e a Fera passou por um problema de orçamento e por isso a equipe teve que reutilizar os movimentos de uma cena de outra animação da Disney.

A cena em questão é a dança final entre Bela e a Fera. Se você reparar bem, ela é muito semelhante a dança de Aurora e Phillip em A Bela Adormecida (1959). Por causa do orçamento a plateia em volta dos dançarinos tiveram que ficar parados durante todo o momento.

8Premiações

A Bela e a Fera foi a primeira animação a ser indicada ao Oscar de melhor filme, porém ela perdeu para o filme O Silêncio dos Inocentes.

Mas nessa noite a Disney não foi para casa de mãos vazias. A animação levou os Oscars de Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (Beauty and the Beast). E ainda recebeu mais 3 indicações: Melhor Som, Melhor Canção Original (Belle) e Melhor Canção Original (Be Our Guest).

A animação também faturou o Globo de Ouro por: Melhor Comédia ou Musical, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Canção Original (Beauty and the Beast). E o Grammy por: Melhor Álbum Infantil, Melhor Performance Musical Pop por um grupo ou dupla (Beauty and the Beast), Melhor Composição Instrumental Escrita Para Um Filme, Melhor Canção Escrita Especialmente Para Filme ou Para Televisão (Beauty and the Beast), Melhor Performance Instrumental Pop e (Beauty and the Beast).

Além de A Bela e a Fera, apenas outras duas animações chegaram a ser indicadas para o Oscar de Melhor Filme: UP – Altas Aventuras e em seguida Toy Story 3.

9Outras produções inspiradas no conto

La Belle et La Bête (A Bela e a Fera) é um filme ítalo-franco-luxemburguês de 1946, dirigido pelo intelectual e poeta surrealista Jean Cocteau (1889–1963). Uma das primeiras adaptações do conto para os cinemas. O filme foi apresentado em competição na primeira edição do Festival de Cannes em 1946.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=IsXkv1mpRUk

Em 1962 Edward L. Cahn dirigiu o filme intitulado A Bela e a Fera fazendo uma releitura da obra original. No filme por causa de uma maldição, um belo príncipe se transforma em um lobisomem à noite e uma princesa tenta ajudá-lo, enquanto seus inimigos tentam lhe tomar o trono.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=oMc3F4q9KOQ

Beauty and the Beast (A Bela e a Fera) de 1987 foi uma série dramática de televisão americana criada por Ron Koslow e abordava o relacionamento entre Vincent (Ron Perlman), uma fera mítica que vive em uma comunidade escondida nos subterrâneos da cidade, e Catherine (Linda Hamilton), uma experiente promotora pública de Nova York. O seriado teve 3 temporadas.

Cena da série: https://www.youtube.com/watch?v=Ts3FFXVpfaY

Em a Bela e a Fera de 2010 o diretor David Lister tentou realizar uma “versão dark” do famoso conto com atores desconhecidos e com baixo orçamento, mas não obteve sucesso e a releitura acabou sendo considerada tosca e de mau gosto. Quando os aldeões estão sendo brutalmente assassinados, a Fera é caçada como sendo responsável pelas mortes, então A Bela e a Fera se juntam para descobrir e combater o responsável pelos crimes.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=lZlyYRT17dI

Beauty & the Beast (A Bela e a Fera) de 2012 é uma série americana de ficção científica, romance e suspense, produzida pela The CW e levemente inspirada na de 1987. Nesta versão Catherine (Kristin Kreuk) é uma detetive, e Vincent (Jay Ryan) é doutor e soldado sobrevivente de uma experiência militar tido como morto no Afeganistão. Vincent acaba se tornando suspeito de um dos casos da detetive, e ela descobre que ele tem um segredo, quando fica com raiva torna-se uma fera assustadora incapaz de se controlar. Criada por Sherri Cooper e Jennifer Levin a série possui 4 temporadas.

Cena da série: https://www.youtube.com/watch?v=thxyav0L-Ck

O filme a “Bela e a Fera” de 2014 dirigido por Christophe Gans narra a história de forma mais semelhante ao conto original, com atuações de Vincent Cassel e Léa Seydoux como os protagonistas.

Trailer do filme: https://www.youtube.com/watch?v=CREtSttdVqs

10Jogos baseados na animação

Disney’s Beauty and the Beast

Disney’s Beauty and the Beast é um jogo de ação, feito para o Super Nintendo que foi desenvolvido e publicado pela Hudson Soft em 1994. O jogo é visto na perspectiva da Fera e o jogador deve chegar até Bela e se apaixonar para que a maldição seja quebrada. O chefe final do jogo é Gaston, um caçador que vai tentar roubar Bela da Fera. Há até mesmo uma cena de luta de bolas de neve no meio do jogo e fases que contam a história do filme.

Beauty & The Beast: Roar of the Beast
Beauty & The Beast: Roar of the Beast

Beauty & The Beast: Roar of the Beast é o título de um vídeo game side-scrolling para o Sega Genesis/Mega Drive criado em 1993 produzido pela Sunsoft. Controlando a Fera, o jogador deve completar com sucesso vários níveis, com base em cenas do filme, para proteger o castelo de invasores e animais da floresta, além de proteger Bela do vilão Gaston.

Beauty and the Beast: Belle's Quest
Beauty and the Beast: Belle’s Quest

Beauty and the Beast: Belle’s Quest é um vídeo game de ação para Sega Mega Drive/Genesis, também produzido pela Sunsoft em 1993. No comando de Bela, o jogador deve chegar ao castelo da Fera e quebrar o encanto para viverem felizes para sempre. Para ter sucesso, ela deve explorar a aldeia, floresta, castelo e floresta de neve para resolver quebra-cabeças e mini-jogos.

Bônus

Além de ter conferido nossas curiosidades sobre A Bela e a Fera, você também pode adquirir agora o livro do conto na Amazon por um preço incrível!