Desenvolver projetos utilizando o Raspberry PI pode ficar, aparentemente, mais fácil a partir do último dia 15. A Anatel homologou e aprovou o mini-microcomputador, ou seja, o produto está liberado para ser utilizado oficialmente por fabricantes de eletrônicos. Na teoria, isso possibilita a comercialização de diversos dispositivos que podem ser criado pelo Raspberry PI. Conheça um pouco mais sobre o mini computador!

Raspberry PI – O que é

Raspberry PI distribuído oficialmente no Brasil - Esquema do dispositivo.
Raspberry PI distribuído oficialmente no Brasil – Esquema do dispositivo.

Do tamanho de um cartão de crédito, o Raspberry PI contém tudo que você precisa para montar um mini computador: Processador, processador gráfico, RAM, interfaces USB e HDI e slot de cartão de memória. Além dos componentes “básicos”, ele possui um barramento para conexão de outros dispositivos aumento as possibilidades de utilização do Raspberry PI.

Fruto de um projeto voltando para fins educativos, o dispositivo foi projetado para possibilitar o acesso, com um custo muito baixo, a um computador potente o suficiente para ser utilizado no ensino de fundamentos de programação. Tudo a respeito do dispositivo está disponível em código aberto na página da fundação, de mesmo nome. Lá você também encontrará toda a ajuda necessária, bem como projetos que podem ser feitos com o dispositivo.

Existem diversos modelos do Raspberry, com configurações de hardware diferentes, que podem ser utilizados de acordo com a necessidade do projeto. Você pode conferir mais sobre o dispositivo e suas configurações no site da fundação.

Raspberry PI – Distribuição no Brasil

Raspberry PI distribuído oficialmente no Brasil - Arcade feito utilizando Raspberry rodando um emulador.
Raspberry PI distribuído oficialmente no Brasil – Arcade feito utilizando Raspberry rodando um emulador.

Já era possível comprar o Raspberry PI em lojas aqui no Brasil. Estas lojas importavam o produto e revendiam ao consumidor. Com a aprovação da Anatel nada disso irá mudar, uma vez que a fabricação ainda é feita lá fora.

O impacto maior se dá na comercialização de produtos que utilizem o Raspberry PI. Por aqui, é necessária a homologação da Anatel para que produtos eletrônicos possam ser fabricados utilizando utilizando dispositivos como o Raspberry. A notícia é muito boa, pois abre um leque imenso de possibilidades, tanto para as fabricantes para quanto para os consumidores.

Junto com a notícia da homologação da Anatel, a primeira distribuidora oficial foi divulgada: FilipeFlop. Além disso, o modelo brasileiro virá na cor azul, diferente da cor padrão do dispositivo.

No site da distribuidora, o Raspberry Pi 3 Model B pode ser encontrado por R$199. Nele você também encontrará cases, cartões de memória e diversos outros componentes que podem ser utilizados com o Raspberry.

Eu já iniciei meu projeto de super emulador utilizando o Raspberry. As possibilidades são muitas, basta pesquisar que se encontra muita coisa bacana para fazer!

 

Pague um café!

Gostou desse artigo? Que tal pagar um café ao nossos Autores? Eles ficarão felizes com seu apoio =)