Tempo de leitura: 02:41 min

Queer Eye 1ª temporada (tradução literal, Olhar Estranho) é um reality show original Netflix, mas ele não é apenas mais um reality show. A produção é um reboot da série lançada no início dos anos 2000, Queer Eye for The Straight Guy. E tem como premissa quebrar os preconceitos sobre sexualidade ainda existentes na sociedade.

Em cada episodio do programa somos apresentados a um individuo diferente. Temos um idoso que mora sozinho e quer recuperar sua amada, um policial de uma cidade interiorana casado e com filhos, um protestante querendo reconquistar a esposa e um homem gay negro querendo assumir sua sexualidade para a madrasta. Todos eles, tem em comum um estilo de vida desorganizado, insegurança e aparência desleixada.

Neste momento entram em ação os “5 fabulosos”. Cinco homens gays e profissionais de áreas variadas, como por exemplo, maquiador, personal style, chef de conzinha etc. Eles simplesmente invadem os lares dos “alvos” para fazerem uma enorme mudança em seus estilos de vida.

queer eye 1ª temporada
Dois dos fabulosos com um dos participantes.

Embora a premissa pareça apenas mais um reality show com o intuito de produzir seus participantes, Queer Eye 1ª temporada vai muito além. A produção desafia o preconceito e estilos de vida impostos por uma sociedade machista e homofóbica. Os apresentadores são incrivelmente carismáticos e não se seguram em expor sua sexualidade e estilos próprios. Agem da maneira mais natural e espontânea possível. Intolerância e preconceito não tem espaço no reality.

Os “5 fabulosos” ensinam à homens infelizes e insatisfeitos consigo mesmos, à reacenderem sua auto-estima. E em paralelo, discutem com suas “vítimas” o que eles acham de serem ajudados por gays, e como a sociedade ao seu redor analisa esta situação. Todos os episódios são um mescla de diversão e emoção. É difícil não se emocionar quando conversas envolvendo a visão preconceituosa da sociedade entram em pauta. Ainda mais quando os “restaurados” dão seus depoimentos sobre a experiência de terem convivido com os “fabulosos”, e a importância do programa em suas vidas “desajustadas”.

queer eye 1ª temporada
Um dos fabulosos ensinado o participante à se vestir adequadamente.

Não vamos esquecer que é um reality show, então todos os clichês de um programa desse estilo estão presentes. Mas independente deste fator, a mensagem passada por Queer Eye é muito importante. Chega de intolerância e preconceito! Todos são humanos, não importa sexualidade, raça, gênero ou meio social, respeite seu próximo e não dissemine o ódio.

Minha ressalva em Queer Eye 1ª temporada é a falta de participantes mulheres. Seria muito interessante mais diversidade, porque no final parece que só os homens são preconceituosos e precisam deste tipo de abordagem.

Queer Eye é uma produção corajosa, sensível, sofisticada, sincera e poderosa. Possui um formato divertido e dinâmico que desperta o interesse do espectador ao mesmo tempo que emociona. No atual quadro politico e social da nossa sociedade, produções como Queer Eye fazem uma grande diferença, precisamos de mais amor, tolerância e sensibilidade.

REVER GERAL
Geral
Sempre almejei ser orfão de pais bilionários, ganhar poderes com a radiação solar ou proteger a Deusa Athena, mas "One-above-all" não concedeu - me tais dádivas. Descontente com o destino que os deuses me impuseram tornei-me um leitor compulsivo, PCgamer, série maníaco e cultuador da força. Qual pílula você quer? A azul ou vermelha ?