Tempo de leitura: 03:47 min

La Casa de Papel 1ª temporada é a mais nova série disponível na Netflix. De origem espanhola, a produção conta com 13 episódios de aproximadamente 50 minutos cada. A série foi criada por Álex Pina para o canal Antena 3, e foi lançada na Netflix sem nenhum aviso ou divulgação chamativa.

La Casa de Papel 1ª temporada narra a história de um assalto à Casa da Moeda Espanhola, um plano traçado de maneira minuciosa durante anos pelo líder autointitulado de Professor. Ele recruta 8 criminosos distintos para um executar seu plano. Todos ficam isolados durante 5 meses em um local, afim de receber um treinamento para agirem da maneira correta.

Já no 1º episódio acompanhamos os criminosos em sua jornada, e no decorrer da narrativa são apresentados flashbacks mostrando como todos se conheceram e receberam suas instruções.

La Casa de Papel 1ª temporada
O Professor ao meio e ao seu redor seu time de “profissionais”.

Não existe nenhuma novidade no enredo ou formato da série. Na verdade é um clichê batido todos os anos em produções de Hollywood. Existem 8 criminosos, entre eles temos ladrões, assassinos, sociopatas e fraudadores de procedência violenta. Eles são liderados por uma mente inteligente que segue seus próprios fundamentos “morais” para roubar e sequestrar pessoas. Ok, né?

O espectador é jogado em uma trama novelesca no intuito de apresentar tais indivíduos como heróis e explicar suas motivações para o assalto. Mas simplesmente, o grupo de bandidos não passa de um grupo de bandidos querendo dinheiro, afinal são 300 milhões para cada. Os flashbacks mostrando os relacionamentos não convencem. Não existe um aprofundamento ou uma interação cativante para nos fazer criar empatia pelo grupo de ladrões. Então eles se tornam descartáveis, na verdade fiquei torcendo para a polícia.

Leia Também: 8 fatos curiosos sobre La Casa de Papel

Todos os ladrões são apresentados no início da série como os melhores profissionais no que fazem. Mas logo este termo profissional “cai por terra”, e uma série de atitudes incoerentes e imaturas estragam a narrativa. Na verdade, é claro que tais medidas foram tomadas para tentar humanizar os personagens e criar um tom de novela em sub tramas desnecessárias e caricatas.

Isso atrapalha muito a narrativa, fazendo a série se prolongar por 15 episódios sem necessidade alguma. Se não fosse este formato novelesco, 7 ou 8 episódios dariam conta da trama perfeitamente. Os flashbacks em La Casa de Papel, só servem para explicar as táticas executadas pelo Professor, que sempre está um passo na frente da polícia. Esta é a parte boa na série, apesar de não ser nada original.

La Casa de Papel 1ª temporada
A inspetora.

Os personagens realmente relevantes em La Casa de Papel 1ª temporada são o Professor (Álvaro Morte) e a inspetora Raquel Murillo (Itziar Ituño). Os dois executam um jogo de xadrez durante as negociações. E também são os personagens que fazem valer a pena assistir à produção espanhola. O Professor é um personagem de uma mente meticulosa, mas possui aparência de um homem inofensivo e simples. Enquanto Raquel é uma mulher sofrida, bonita, experiente e sagaz, do tipo que intimida qualquer homem.

Os dois executam os melhores diálogos e cenas da série, além de serem um par romântico bem interessante. La casa de Papel tem muitos altos e baixos em sua narrativa. Tem momentos realmente empolgantes que remetem à uma boa história de assalto com anti-heróis. Mas os momentos e atitudes desnecessárias e desconexas em seu roteiro estragam a experiência. A ideia é muito boa, porém, mal-executada.

A trilha sonora se encaixa muito bem, e as resoluções do plano do Professor são interessantes e bem elaboradas, ele é aquele típico sabichão que sabe os passos de todo mundo. A única coisa fora de seu plano perfeito é não saber sobre as atitudes e perfis dos seus escolhidos. E isso resulta em uma completa atrapalhação com subtramas e um desenrolar chatos, dignos das novelas brasileiras.

La Casa de Papel 1ª temporada é uma boa pedida para quem curte assistir uma novela da Globo, para os noveleiros deve ser uma ótima experiência. Mas para o perfil da maioria das empreitadas na Netflix, é uma produção enfadonha e mau-executada. Seu capítulo final deixa uma grande âncora para continuação. Será que vamos ver mais uma temporada novelesca ou teremos uma resolução padrão Netflix? Estamos no aguardo!

Segunda temporada de La Casa de Papel está disponível!

REVER GERAL
La Casa de Papel 1ª temporada
Sempre almejei ser orfão de pais bilionários, ganhar poderes com a radiação solar ou proteger a Deusa Athena, mas "One-above-all" não concedeu - me tais dádivas. Descontente com o destino que os deuses me impuseram tornei-me um leitor compulsivo, PCgamer, série maníaco e cultuador da força. Qual pílula você quer? A azul ou vermelha ?