Tempo de leitura: 03:35 min

A Amazon Prime Video lançou uma série original intitulada Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada. A produção é protagonizada por Van Damme que interpreta ninguém menos que Jean-Claude Camille François Van Varenberg, ou seja, ele mesmo.

Todas as vezes que assisto algo com Stallone ou Schwarzenegger sinto uma imensa nostalgia. Sou muito fã dos filmes de ação dos anos 80 e 90. Mas nenhum deles supera minha alegria quando vejo uma produção com Jean-Claude Van Damme (para simplificar vou chama-lo de JCVD). O ator de origem belga que é especialista em Karate Shotokan; Muay Thai; Taekwondo; Full Contact e KickBoxing sempre alegrou minhas necessidades “testoterônicas” por ação descompromissada.

Filmes com JCVD não exigem muito do seu intelecto. O espectador só precisa curtir uma boa pancadaria recheada de voadoras; socos usando uma expressão medonha; espacates e muito tiro de festim. Se você não é dessas pessoas pare sua leitura por aqui!

O último filme que assisti com JCVD foi “Os Mercenários 3”, dirigido por Stallone. E fiquei muito revoltado em ver meu herói do kickboxer sendo um vilão, e ainda ser morto por “Rocky Balboa”. Nunca, Balboa ou Rambo ganhariam uma luta “mano a mano” contra o Dragão Branco ou o Soldado Universal. Enfim, fiquei empolgado em ver uma produção de JCVD como protagonista, e devorei os 6 episódios de aproximadamente 30 minutos cada, em apenas um dia.

Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada
Jean-Claude olhando suas rugas no espelho.

Em Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada, JCVD é um ator aposentado que vive no ostracismo. Ninguém mais lembra dele, ele é lembrado apenas por seus filmes realizados nos anos 80 e 90 (uma grande verdade). Mas por trás das câmeras, JCVD é conhecido como Jean-Claude Van Jonhson. Um agente secreto que realiza missões perigosas para um agência ultra-secreta.

Na verdade, toda a indústria de Hollywood serve de fachada para encobrir estas missões, vários atores e seus maquiadores são agentes altamente treinados. Contar mais sobre a história pode estragar os momentos divertidos e até mesmo soltar spoilers, e não queremos isso.

Com este plot principal Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada é uma receita hilária que mescla a vida real do astro JCVD com a ideia de um mundo fictício de superagentes secretos (ou será verdade?). A série de TV é uma grande e divertida paródia da vida real de JCVD brincando com os clichês e estereótipos dos seus filmes. Existem easter-eggs de Timecop, Soldado Universal, Dragão Branco … para os fãs do ator com certeza é uma grande diversão ver estas referências.

Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada
Jean-Claude sem camisa mostrando que ainda tá com tudo em cima.

O que eu acho mais fantástico é a capacidade e maturidade de JCVD em brincar e satirizar ele mesmo. Tem até fatos reais de sua juventude antes de ser lutador. A maior ficção da série (ou será verdade?) é o fato do ator ser um agente secreto. Mas Van Damme lida com tudo de forma espetacular, sem maquiagem e sem vergonha de ser ele mesmo.

Surpreendentemente o ator se entrega e executa uma ótima atuação. Todo o drama necessário é expressado, e em muitos momentos sentimos tristeza. Em contra-partida ao lado sério e dramático, temos um humor inteligente e ácido.

A série também mostra o lado cruel e impiedoso da fama em Hollywood, e como tudo é passageiro no mundo do entretenimento. Pessoas que outrora foram importantes são descartadas por conta da idade ou de não estarem mais dentro da moda do momento.

A série criada por Dave Callaham é uma divertida e sarcástica narrativa autoconsciente do astro dos espacates, Jean-Claude Van Damme. O ator mostrou maturidade e humildade ao tirar sua máscara de astro para tornar-se um simples humano. A série é simples e rápida, uma medida inteligente para abordar tal temática. Com mais tempo poderia sair da diversão para a fadiga sem sentido.

Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada é uma sátira divertida, sincera e perspicaz de um dos maiores astros dos filmes de ação oitentistas. A série rende bons momentos de risada e até mesmo de melancolia. Principalmente para os fãs que se divertiam e vibravam ao ver as caretas seguidas de golpes bruscos, espacates e voadoras de JCVD.

 

 

REVER GERAL
Jean-Claude Van Jonhson 1ª temporada
Sempre almejei ser orfão de pais bilionários, ganhar poderes com a radiação solar ou proteger a Deusa Athena, mas "One-above-all" não concedeu - me tais dádivas. Descontente com o destino que os deuses me impuseram tornei-me um leitor compulsivo, PCgamer, série maníaco e cultuador da força. Qual pílula você quer? A azul ou vermelha ?