Tempo de leitura: 04:12 min

Erased 1ª temporada é mais uma produção japonesa original Netflix, baseada no mangá Boku dake ga Inai Machi (A Cidade sem Mim ou A Cidade Que Eu Não Tenho) escrito por Kei Sanbe. Erased conta com 12 episódios de 30 minutos cada, e assim como Dark 1ª temporada, tem como centro de sua historia crianças e viagem no tempo. Mas ao contrário de Dark, Erased não possui um lado sci-fi complexo para explicar linhas temporais. A produção simplifica este quesito e se aprofunda em questões mais emocionais e cativantes.

A história tem como protagonista Satoru Fujinuma (Yûki Furukawa), um jovem mangaká amador e entregador de pizza. Ele possui uma habilidade de viagem no tempo bem diferente do que estamos acostumados a ver em produções ocidentais. Ao invés dele se teletransportar fisicamente para outra era, ele parece apenas assumir a consciência de seu eu passado. Ao contrário da maioria das produções hollywoodianas, em que o protagonista pode até encontrar-se consigo mesmo.

Satoru chama sua habilidade de “revivência”, que seria equivalente a um déjà vu. Ele não controla os poderes, a habilidade vem à tona em momentos de perigo, como um “sentido aranha”. O jovem lida com sua habilidade de forma tranquila desde o início. A narrativa deixa claro que seus poderes não são recentes, ele já possui experiência para entende-los.

Toda a simplicidade e rotina da vida de Satoru se complica quando ele chega em casa e encontra sua mãe assassinada com uma facada. Mas o jovem se desespera e foge do local, se tornando o principal suspeito do assassinato. Como ele está em uma situação de perigo e desespero, a “revivência” é ativada. Fazendo ele retornar ao passado no ano de 1988, quando ainda era um jovem na escola primária.

erased 1ª temporada
O jovem Satoru.

Retornando ao passado, o jovem Satoru começa a investigar diversos sequestros e assassinatos envolvendo crianças. E descobre que a morte de sua mãe tem ligação com está gama de crimes. A linha temporal em Erased é bem simplificada, todos os acontecimentos ou mudanças feito pelo protagonista repercutem no futuro. E ele lembra de cada viagem e modificação temporal que realizou. Só existe uma linha temporal continuada, sem aquelas confusões de linhas paralelas. Simples assim.

Mas Erased 1ª temporada não é uma série que possui foco em viagem temporal, o centro da historia são os laços familiares e amizade entre os personagens. Satoru, para impedir os assassinatos das outras crianças, acaba fazendo fortes laços não realizados em sua primeira experiência na escola primária. Uma linda e solitária jovem chamada Kayo Hinaziki (Rinka Kakihara) é a primeira vitima do assassino. E para deixa-la segura, Satoru cria uma grande amizade.

Na verdade, a habilidade de viagem no tempo torna-se coadjuvante e o espectador se emociona e se envolve com a mensagem de amor da série. As conexões humanas em Erased são fantásticas, o amor entre Satoru e sua mãe é algo que deixa qualquer um feliz. A química entre o elenco infantil é espetacular, os atores Uchikawa e Kakihara são muito fofos e carismáticos.

erased 1ª temporada
A solitária Kayo.

A linda Kakihara interpretando a triste, sofrida e solitária Kayo, dá um show de seriedade. Kayo é uma garota que sofre sérios abusos em casa, uma violência triste e revoltante. Cada sentimento dela é muito bem expressado, lágrimas brotaram de meus olhos geeks. Mas em contra-partida a todo este sofrimento, a interação e momentos felizes com seus amigos é leve e divertida. Tirando todo o peso e seriedade por alguns momentos.

Erased 1ª temporada causa revolta e felicidade nos momentos certos. Raiva, tristeza e felicidade tomam conta do espectador. A atuação japonesa pode causar um certo estranhamento para quem não tem costume, determinados trejeitos exagerados, que nós vemos em animes e mangás também são utilizados em live-actions. Particularmente não me incomoda, já assisto tokusatsus e produções japonesas a muito tempo. Mas se não tem costume, não se assuste e dê chance para algo diferente, não vai se arrepender.

A fotografia é linda, temos como centro a cidade de Hokkaido, um paradoxo entre cidade interiorana e industrial. As cenas que envolvem o inverno rigoso são deslumbrantes. A cidade possui várias fábricas soltando fumaça no céu, áreas verdes com lagos e casas que parecem vários contêineres soldados uns nos outros. A maior parte da historia se passa no que parece o subúrbio da cidade, e as cenas noturnas passam uma ideia de obscuridade, tensão e tristeza contrastando com um lindo céu estrelado.

Erased 1ª temporada é uma série dinâmica com roteiro envolvente e cativante. Existe vários plot-twistes e uma enorme delicadeza e sensibilidade em tratar assuntos assustadores, como abuso infantil, sequestro e assassinato. Dirigido por Ten Shimoyama, a série possui uma lógica própria no quesito viagem no tempo, e isso pode incomodar os fanáticos por sci-fi. Mas nada que atrapalhe a experiência.

REVER GERAL
Erased 1ª temporada
Sempre almejei ser orfão de pais bilionários, ganhar poderes com a radiação solar ou proteger a Deusa Athena, mas "One-above-all" não concedeu - me tais dádivas. Descontente com o destino que os deuses me impuseram tornei-me um leitor compulsivo, PCgamer, série maníaco e cultuador da força. Qual pílula você quer? A azul ou vermelha ?