Tempo de leitura: 02:58 min

No episódio 123 de Dragon Ball Super finalmente vimos uma nova transformação de Vegeta, que se juntou com Goku para contra atacar o poderoso Jiren. Após várias teorias e assistir ao episódio algumas vezes, irei tentar explicar sobre essa transformação na minha visão.

A queda da teoria do Instinto Superior

Assim que Goku atingiu pela primeira vez a técnica do Instinto Superior, sim é uma técnica e não uma transformação, muitos fãs começaram teorias de que o príncipe dos Sayajins também alcançaria o nível. E a teoria ficou mais forte em episódios anteriores, ao descobrirmos que Goku estava usando apenas o modo defesa do Instinto Superior. Logo, todos concluíram que o Vegeta aprenderia o modo ataque.

Vegeta Instinto Superior criado por fãs.
Vegeta Instinto Superior criado por fãs.

Mas como sabemos de várias sagas de Dragon Ball, Goku é quem sempre acaba alcançando níveis além das transformações bases e então descartei o Instinto Superior do Vegeta, pelo menos nessa saga. E aprova disso foi o episódio 123.

Ah! E se Vegeta tivesse usando o Instinto Superior, ele daria conta do Jiren sozinho.

É legal que os fãs teorizem cada pixel que é revelado, mas vocês precisam por mais o pé no chão e parar de criar chifre em cabeça de cavalo.

Treinamento na sala do templo

No episódio 122, a batalha entre Vegeta e Jiren levantou a seguinte pergunta, Vegeta superou o Super Sayajin Azul do Goku? E a reposta é sim! Mas como isso é possível? Já que ambos tiveram o mesmo treinamento com Whis?

Bom, para chegar a essa conclusão precisamos voltar alguns episódios atrás e nos lembrar que o Vegeta foi treinar na sala do templo. E como sabemos 1 dia na sala do templo equivale a 1 ano.

Apesar de Goku e Vegeta terem alcançado o SSJ Blue ao mesmo tempo, Vegeta teve 1 ano a mais para se acostumar com a transformação. E sim, isso faz uma diferença. Lembra da saga Cell? Que Goku propôs a Gohan que ficassem os dias restantes ao torneio transformados em Super Sayajin (base) por 24h para que se acostumassem e aprendessem a controlar suas forças?

Pois foi o que o Vegeta com certeza fez ao ficar 1 ano na sala do templo, treinando e dominando a transformação do Blue, já que esse poder consome também muita energia.

Equilíbrio de Transformações

Dragon Ball sempre procurou um motivo para que os guerreiros ultrapassassem seus poderes e assim apresentarem novas transformações. Com o surgimento do SSJ conhecemos o SSJ 2 onde todos os Sayajins alcançaram. Mas Goku sempre teve uma transformação além para se destacar, até porque ele é o protagonista.

E como Goku alcançou uma técnica que vai além do poder dos Deuses, o príncipe dos Sayajins não poderia ficar de fora, mas acredito que Akira não quis dar, por enquanto, o mesmo poder ao Vegeta, afim de não banalizar essa técnica “over power”.

Com esse pensamento é o que me leva ao próximo tópico.

Além do Super Sayajin Azul, a nova transformação de Vegeta

Assim como toda transformação do SSJ vai aumentando o nível, utilizando o mesmo conceito do SSJ3, não banalizar o Instinto Superior e com o Vegeta tendo maior experiência com o SSJ Blue, o pessoal de criação do Dragon Ball Super resolveu aumentar o nível do poder Azul do SSJ e dar uma nova transformação ao Vegeta.

Agora só resta saber se chamaremos de SSJ Blue Full Power, SSJ Blue 2 ou algum novo nome. Assim como o SSJ 3 do Goku acredito que essa será exclusiva porém do Vegeta.

Dragon Ball Super está atualmente na saga Torneio do Poder e exibido simultaneamente com o Japão no site Crunchyroll.