Satoru Iwata e as lendas da Nintendo
Satoru Iwata e as lendas da Nintendo

Hoje viemos comentar um pouco sobre um grande herói, que nesse momento deve está fazendo jogos em um outro plano. Satoru Iwata, nosso amigo japônes que talvez você não saiba, mas fez parte da sua infância, adolescencia e até hoje ele faz você viver suas fantasias.

Satoru Iwata e as lendas da Nintendo
Satoru Iwata e as lendas da Nintendo

Satoru, nasceu no Japão em Sapporo, ele desde o início sempre teve paixão por jogos e iniciou a produzir pequenos jogos em casa durante o colegial, esses jogos criados em casa, era sobre uma calculadora que ele compartilhou com seus amigos no colégio, com a conclusão do ensino médio, Iwata entrou no Instituto Tecnológico de Tóquio e se formou em Ciências da Computação, nessa fase da vida ele conseguiu um trabalho como programador freelancer para a HAL laboratory, uma subsidiária da Nintendo, responsável por vários jogos famosos.
(Kirby, Super Smash Bros, Eggerland, Pokémon Stadium).

Kirby, Super Smash Bros, Pokémon Stadium, Eggerland
Kirby, Super Smash Bros, Pokémon Stadium, Eggerland

Em 1983 Satoru, começou a trabalhar com grandes títulos como Kirby e EarthBound o que lhe deu o cargo de coordenador de produção de software da empresa. Posteriormente, Iwata foi promovido presidente da HAL em 1993.

Em 2000, Iwata assumiu a liderança da divisão de planejamento coorporativo da Nintendo.
Nesse tempo o lendário Hiroshi Yamauchi era presidente da empresa desde 1949, em 2002 Hiroshi passou a presidencia para Iwata e mais três pessoas de confinança. Satoru foi o primeiro a chegar a presidencia sem relação à família Yamauchi por sangue ou cônjuge.

Hiroshi Yamauchi e Satoru Iwata
Hiroshi Yamauchi e Satoru Iwata

Já como presidente da Nintendo, não largou a HAL continuando trabalhando como consultor e ajudando na criação da arte conceitual de Kirby. Atualmente seus projetos eram voltados para o Nintendo Wii U e o 3DS.

Satoru teve participação em The Legend of Zelda, Mario e Animal Crossing. Ele também fazia uma aparição especial em WarioWare: Smooth Moves, onde é referido como “Shop Manager Iwata” (“Gerente da Loja Iwata”).

warioware
warioware

Satoru Iwata faleceu no dia 11 de julho de 2015, aos 55 anos de idade, em decorrência de um câncer no ducto biliar

Por final deixo uma frase que pra mim serviu do resumo da vida dele.

“No meu cartão de visitas eu sou o presidente corporativo. Na minha mente, eu sou um desenvolvedor de jogos. Mas no meu coração eu sou um gamer” – Satoru Iwata

Satoru Iwata avatar da praça Mii
Satoru Iwata avatar da praça Mii
Pague um café!

Gostou desse artigo? Que tal pagar um café ao nossos Autores? Eles ficaram felizes com seu apoio =)

COMPARTILHAR
Artigo anteriorEsquadrão Suicida: Primeiro trailer
Próximo artigoRecomendações do Boteco #3
Eu sou formado em Análise de sistemas e pós-graduado em Engenharia de software. A minha jornada com jogos iniciou com quatro anos de idade, no colégio jogava RPG de mesa, as tarde jogava Nintendo, durante as noites lia alguns quadrinhos. Com o passar dos anos joguei alguns títulos tanto de pc quanto de console.Tive minha adolescência no campo de batalha dos pvp's do MMO. Por fim, aceitei essa quest de fazer parte do boteco, comentando e conversando sobre o universo geek.