Tempo de leitura: 03:18 min

O primeiro jogo do bigodudo italiano mais famoso dos games completou 30 anos. O jogo foi lançado em 1985 e além de ser um sucesso absoluto, evolucionou o gênero de plataforma.
Super Mario foi um sucesso tão absurdo que já rendou diversos jogos e hoje em dia é impossível não conhecer o personagem.

Para comemorar essa data, a Google criou um infográfico contando a trajetória e algumas curiosidades do encanador italiano. Abaixo você encontra o infográfico e logo depois nossa tradução.

infográfico mario 30 anos

1985 – Super Mario Bros: Super Mario Bros. é revelado. O jogo viria a se tornar um dos títulos mais vendidos de todos os tempos.

Warp Zone: Super Mario Bros. não é o primeiro título com o adorável encanador. Donkey Kong, lançado em 1981, focava em Mario tentando resgatar sua amante Pauline do Kong. Esse jogo foi seguido por Donkey Kong Jr. e Mario Bros., o papel de estreia do nosso herói.

1988 – Super Mario Bros. 2: Possuindo Luigi, Toad e Pincesa Peach como personagens jogáveis, este jogo com um sistema de batalhe baseado em vegetais se passa dentro dos sonhos de Mario.

Google Power Up: Desde 2004 o top 5 de personagens mais procurados é:
1 – Mario
2 – Luigi
3 – Yoshi
4 – Browser
5 – Peach

Realizando um salto

Com Mario estabelecido como um fenômeno global, a Nintendo decidiu fazer um salto para outras plataformas além do Nintendinho.

1989 – Super Mario Land: Este título do Game Boy introduziu a princesa Daisy e contou com o misterioso vilão Tatanga.

Warp Zone: O universo do Super Mario se estendeu muito além das plataformas centrais. Outras series populares envolvendo Mario incluem, Golf, Dr. Mario e é claro Mario Kart.

1991 – Super Mario World: Lançado para o Super Nintendo, este jogo trás o leal e confiável Yoshi.

Aqui vamos nós!

5 ano se passaram entre o lançamento de Super Mario World e sua próxima aparição na série. Ao longo do tempo, dezenas de títulos com Mario e seus amigos foram lançados, de Mario Paint a Mario’s Time Machine e Super Mario World 2: Yoshi’s Island.

1996 – Super Mario 64: A primeira vez do Mario no universo 3D é considerado um dos melhores jogos de todos, tendo vendido mais de 11 milhões de copias.

2002 – Super Mario Sunshine: O segundo jogo de plataforma em 3D apos o Super Mario 64, este foi um dos primeiros grandes títulos para o Nintendo Game Cube.

Google Power Up: As maiores buscas por cheats de jogos da franquia Mario, foram para os jogos da serie Mario Kart.

Décadas depois, nós ainda amamos o Mario

Após a apresentação do console Wii em 2006, a Nintendo trouxe o controle sensível a movimento para o Reino do Cogumelo

Google Power Up: No ano passado foram gastos 152 milhões de horas assistindo vídeos do Mario no YouTube.Isso é mais do que 17.340 anos!

2007 – Super Mario Galaxy: Nesse jogo nosso herói se encontra nas profundezas do espaço. A revolucionaria física do jogo ganhou muitos elogios e vendeu mais de 12 milhões de copias.

2009 – New Super Mario Bros. Wii: Decimo jogo da série Super Mario Bros., esse jogo apresentou um multiplayer para até 4 jogadores.

Warp Zone: Os jogos do Mario, incluindo todos os spin-offs, venderam mais de 300 milhões de cópias. Isso é mais de 27mil cópias todos os dias nos últimos 30 anos!

2010 – Super Mario Galaxy 2: A sequência de Super Mario Galaxy, trouxe o mesmo sistema de gravidade do jogo anterior, porém com algumas adições como por exemplo Yoshi, o velho amigo do Mario.

2012 – Super Mario Bros. U: Um dos títulos de lançamento do Wii U, esse jogo trouxe um modo de jogo para 5 jogadores e adicionou novas funcionalidades, como por exemplo a habilidade de jogar com os Mii.

Google Power Up: “Olhar fixo da morte do Luigi” é o termo relacionado ao irmão do Mario que mais é buscado no Google.

2015 – Super Mario Maker: Esse inovador jogo permite aos jogadores criarem seus próprios níveis em 2D para Super Mario, podendo adicionar blocos, power-ups e inimigos. Será permitido compartilhar suas criações online.