jogos sobre Alien
Tempo de leitura: 05:48 min

Alien é uma das mais bem sucedidas franquias de terror sci-fi já criadas, e possui adeptos em todo o mundo, mesmo quem não gosta conhece os famosos xenomorfos. E por ser extremamente POP, durante os anos diversos games foram produzidos para imergir os fãs no terror, claustrofobia e ação dos filmes. Para homenagear e relembrar os games da franquia fizemos esta lista com alguns os principais jogos sobre Alien que receberam destaque no mundo dos games. Você já caçou ou foi caçado por um Alien? Que Comece a caçada!

Ah! Não esqueça de conferir nossa análise sobre Alien Covenant

1 – Alien

Alien game para Atari

Plataforma: Atari 2600
Ano de lançamento: 1982
Categoria: Labirinto

O jogo na verdade é um clone do famoso Pac-Man. O jogador deve pegar todos os ovos enquanto é perseguido por Aliens em um labirinto e conta com um lança-chamas para espantar os monstros. Uma vez que o jogador coleta todos os ovos, ele é transportado para uma rodada de bônus, onde deve encontrar um ponto extra (power-up) enquanto outra dúzia de Aliens o perseguem.

2 – Alien 2

Alien 2 para arcade

Plataforma: Arcade
Ano de lançamento: 1987
Categoria: Ação/Plataforma

Foi um jogo produzido para arcade onde você joga com Ripley em um planeta infestado por Aliens. Armado com apenas uma arma básica inicialmente, o jogador deve enfrentar facehuggers que saem dos ovos. Durante a jogatina também é possível contar com upgrades, como granadas de mão, armas mais fortes e power up para pular mais alto.

O planeta está infestado não só com Aliens e suas nojentas crias, mas também com uma espécie de cobra (vai entender). Depois de limpar um nível o jogador também enfrenta o boss da fase.

3 – Alien 3

Alien 3 para mega drive

Plataforma: Mega Drive
Ano de lançamento: 1992
Categoria: Ação/Plataforma

Este jogo foi lançado no mesmo ano do filme de mesmo nome, ambientado na prisão de Fiorina Furya 161, o jogador encarna na pele da protagonista Ripley e deve salvar os prisioneiro ao mesmo tempo que combate Aliens, existe um timer em cada fase, e caso o tempo acabe começa a sair baby Aliens da barriga do prisioneiros.

O game segue a mesma premissa do filme com as ambientações e cenários icônicos, possuindo cinco estágios relativamente longos e que parecem verdadeiros labirintos tanto para se achar os prisioneiros como para achar a saída. O jogador aqui vai depender exclusivamente da sua memória e agilidade para sobreviver.

4 – Alien Trilogy

Alien Trilogy

Plataforma: PC, Playstation, Sega Saturn
Ano de lançamento: 1996
Categoria: Tiro em 1° pessoa

É um jogo de tiro em 1ª pessoa baseado nos três primeiros filmes da franquia, e foi lançado para MS-DOS, Playstation e Sega Saturn. O jogador fica no comando da Tenente Ellen Ripley, e é imerso em cenas de CG que contam a história através de textos com instruções guiando o jogador através de uma história orientada em ambientes claustrofóbicos e corredores estreitos, assim como nos filmes da franquia Alien.

Existem inimigos por toda parte e eles vão aumentando a cada nível, tornando a jogabilidade mais difícil com o progresso no jogo. Há também muitas salas secretas, que são difíceis de serem localizadas, mas proporcionam armas e munição em grande quantidade.

5 – Alien Ressurection

Alien Ressurection

Plataforma: Playstation
Ano de lançamento: 1997
Categoria: Tiro em 1° pessoa

Alien: Resurrection é um shooter em 1° pessoa e survival horror baseado no filme de 1997 do mesmo nome e que foi desenvolvido pela Argonaut Games, publicado pela Fox Interactive e distribuído pela Electronic Arts exclusivamente para a PlayStation . O jogo consiste de 10 níveis, sendo que os 9 primeiros ocorrem no USM Auriga, infestada pelos xenomorfos, e a última a bordo de uma nave mercenária.

Seguindo o mesmo enredo do filme, o jogo acontece anos depois dos acontecimentos de Alien 3 e apresenta a tenente Ellen Ripley clonada, enquanto tenta escapar da nave espacial USM Auriga infestada por xenomorfos, juntamente com uma tripulação de mercenários.

6 – Aliens Infestation

Aliens Infestation

Plataforma: Nintendo DS
Ano de lançamento: 2011
Categoria: Side Scroller

O game foi desenvolvido pela Gearbox Software e publicado pela SEGA. O título coloca os jogadores no papel de um fuzileiro espacial que, juntamente com sua equipe, cumpre uma missão de revistar uma estação espacial para descobrir o que aconteceu a uma tripulação desaparecida. A ambientação faz digna referência aos filmes mais clássicos da franquia Alien, além de entregar aos jogadores muita tensão e até alguns sustos.

Contando com um gênero Side Scroller clássico, o game apresenta uma jogabilidade moderna, com os controles precisos e soluções bem aprimoradas de movimentação.

7 – Aliens: Colonial Marines

Aliens: Colonial Marines

Plataforma: PC, Playstation 3, Xbox 360, WiiU
Ano de lançamento: 2013
Categoria: Tiro em 1° pessoa

O game foi desenvolvido pela Gearbox Software, usando o motor Unreal Engine 3 e publicado pela Sega para a PlayStation 3, Xbox 360, Microsoft Windows e Wii. A história do jogo se passa entre os eventos de Alien: O Resgate e Alien 3, e acompanha uma equipe de resgate de Colonial Marines buscando resgatar a tripulação da nave Sulaco. O jogador assume o controle de um Marine em um ambiente caótico e escuro infestado de Aliens, e deve resgatar os sobreviventes.

Os atores Michael Biehn e Lance Henriksen, respectivamente o Dwayne Hicks e o androide Bishop do 2º filme, emprestam seus rostos e vozes no game.

8 – Alien Isolation

Alien Isolation

Plataforma: PC, Xbox 360 e ONE, Playstation 3 e 4
Ano de lançamento: 2014
Categoria: Survival Horror/Stealth

O game foi desenvolvido pela The Creative Assembly e lançado pela Sega em 2014 para Microsoft Windows, Linux, PlayStation 3 e 4, Xbox 360 e One. O jogo segue Amanda Ripley investigando o desaparecimento de sua mãe. Ela é transferida para a estação espacial de Sevastopol para encontrar a caixa-preta da Nostromo apenas para descobrir que um alien tem aterrorizado a estação e matou a grande maioria dos tripulantes.

Ao contrário da maioria dos outros jogos da franquia, que se baseiam na ação, Alien Isolation apresenta um clima mais parecido com os filmes, mostrando uma jogabilidade tensa e furtiva, afinal não se mata Aliens facilmente com tiros em nenhum filme da franquia. O game apresenta um único Alien que não pode ser morto, exigindo que o jogador utilize táticas stealth para sobreviver.

Apesar de possuir algumas armas, elas só são letais contra humanos e facehuggers.

E que venha mais!!!

Alien vs Predator

Além dos games citados, também foram feitos outros títulos para Arcade, Game Boy Color, jogo crossover com o Predador e DLC especial para o Mortal Kombat X. A franquia Alien é de grande sucesso e de suma importância para o gênero terror sci-fi, por isso esperamos que ele inspire vários outros games em um futuro próximo, por enquanto vamos nos divertindo e tomando sustos com os existentes até o momento.

Curtiu nossa lista? Já matou muitos Aliens? Qual seu jogo preferido? Não deixe de compartilhar e deixar seu comentário!

Sempre almejei ser orfão de pais bilionários, ganhar poderes com a radiação solar ou proteger a Deusa Athena, mas "One-above-all" não concedeu - me tais dádivas. Descontente com o destino que os deuses me impuseram tornei-me um leitor compulsivo, PCgamer, série maníaco e cultuador da força. Qual pílula você quer? A azul ou vermelha ?