deadpool
Tempo de leitura: 02:59 min

Posso estar fazendo uma afirmação bastante arriscada mas acredite, Deadpool pode ajudar a trazer uma nova era para os filmes de super-heróis. Toda a ousadia da Fox pode ter sido só uma centelha de algo muito maior.

Apesar de muitos super-heróis já terem chegado aos cinemas, parece que a indústria cinematográfica sempre ficou um pouco com o pé atrás em relação a classificação indicativa dos filmes e por esse motivo vimos filmes como X-Men Origins: Wolverine e Wolverine Imortal terem chegado aos cinemas com classificação indicativa 14 e 12 anos respectivamente, e para quem conhece o personagem sabe que isso não é o suficiente.

x-men: wolverine

Talvez o fato dos quadrinhos ainda carregarem a fama de ser “coisa de criança” tenha ajudado na criação de filmes mais leves e para toda a família ou talvez até por traumas com baixas bilheterias no passado. Não é difícil ver que tem sido assim a bastante tempo, sejam com os filmes da própria Fox ou com os da Marvel, criar algo para um público mais adulto parece nunca ter sido a intenção. Talvez quem tenha ousado um pouco mais tenha sido a DC com filmes como o Batman de Christopher Nolan.

Porém é importante lembrar que a Marvel já possui duas series de sucesso em parceria com a Netflix que são voltadas para o público adulto e que tem dado muito certo.

E é aí que entra Deadpool. Um herói, desculpa, anti-herói, não muito conhecido, trazendo uma abordagem completamente diferente daquela que as pessoas estão acostumadas a ver em adaptações de quadrinhos e extremamente cativante. O filme fez tanto sucesso que até o momento em que essa postagem foi escrita a bilheteria já chegou próximo dos 500 milhões de obamas e a Fox já confirmou uma sequência a caminho. Ah, e já existem boatos de que Wolverine 3 pode chegar aos cinemas com classificação indicativa de 18 anos. Talvez finalmente esse vai ser o filme que os fãs tanto aguardavam.

sin city
Sin City

Mas é claro que Deadpool não foi a primeira adaptação voltada para o público adulto. Filmes como Sin City, Watchmen e 300 já haviam chegado antes e foram adaptações incríveis, porém parece que foi Deadpool quem abriu os olhos da galera e amostrou que existe sim espaço para adaptações voltada para adultos, afinal seu sucesso está sendo absurdo.

x-men
X-Men: O Filme

Um outro exemplo que podemos citar é X-Men, que nos anos 2000, chegou aos cinemas sendo muito bem recebido tanto pela crítica quando pelos fãs e ajudou a ressurgir as adaptações de quadrinhos nos cinemas. Já em 2008 Homem de Ferro fez algo semelhante trazendo toda uma nova visão sobre os filmes de super-heróis e sendo o início da criação de todo um universo nos cinemas.

Ainda é muito cedo para estar fazendo esse tipo de afirmação e é claro que eu posso estar completamente errado. Mas Deadpool pode ter feito algo semelhante a alguns filmes do passado e ter sido um novo marco, ele pode ter aberto as portas para que finalmente possamos ver um Motoqueiro Fantasma digno, um Old Logan badass e quem sabe até um filme do Lobo.

Não quero aqui dizer que as coisas estão ruins da forma que estão, nem desmerecer as adaptações de quadrinhos que já chegaram aos cinemas. Nós nerds estamos vivendo uma época simplesmente sensacional, onde nosso hobbie está se tornando cada vez mais conhecido e com isso a todo momento novos heróis chegam aos cinemas. Só quero dizer que existem filmes que precisam de uma abordagem diferente e os estúdios não podem ficar com o pé atrás.