Melhores adaptações para o cinema
Tempo de leitura: 12:58 min

O cinema está repleto de adaptações, e nos não poderíamos deixar de listar as melhores adaptações para o cinema. Sejam das famosas HQs (a moda da vez) ou de outras fontes como livros, mangás e games. Muitas vezes algumas adaptações são tão bem-sucedidas que se tornam verdadeiros clássicos, ao ponto que grande parte do publico nem mesmo sabe sobre a origem da historia original. Em outros momentos a adaptação é tão trágica que seria melhor ela nunca ter existido.

Deixemos claro, uma adaptação não significa um filme exatamente igual a obra original. Muita coisa é levada em conta ao adaptar uma historia para os cinemas e normalmente é necessário mudar pontos importantes, seja para que tudo caiba em um filme de poucas horas, ou para tentar trazer algo novo para o público. O que não significa uma adaptação ruim. O importante é se a essência da historia, o seu “espirito” e o plot principal estarão presentes na adaptação.

Lembre que a premiada trilogia O Senhor dos Anéis mudou muitas passagens dos livros e simplesmente excluiu outras, e a aclamada serie Game of Thrones já se distanciou dos livros e agora percorreu seu próprio caminho independente.

1Trilogia Rurouni Kenshin/Samurai X (Mangá)

Escrito e desenhado por Nobuhiro Watsuki, Samurai X foi lançado em 1994 e se tornou um grande sucesso. O mangá ganhou um anime em 1996 e em 2012 começou a ser adaptado para live-action. A primeira adaptação, intitulada “Rurouni Kenshin – O Filme” adaptou até o arco de Takeda Kanryū e em 2014 as sequencias “Rurouni Kenshin: O Inferno de Kyoto” e “Rurouni Kenshin: O Fim de uma Lenda“, adaptaram todo o arco de Kyoto. Provavelmente uma das fases mais queridas pelos fãs.

A trilogia provavelmente é uma das melhores adaptações de um mangá. Apesar de pecar em alguns pontos ao tentar adaptar alguns personagens e passagens do mangá, no geral os filmes são muito bem produzidos. Tanto em termos de cenário, figurino e principalmente nas coreografias das lutas. Alguns momentos como o primeiro confronto entre Kenshin e Soujirou são realmente empolgantes de assistir.

Rurouni Kenshin conta a historia de lendário assassino que esteve na ativa durante um período na história japonesa conhecido como Bakumatsu e que após anos de matança tenta se redimir de suas ações.

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

2Old Boy (Mangá)

Com certeza uma das melhores adaptações de mangás já feitas, mas esta aqui não é a versão totalmente esquecível dirigida por Spike Lee e protagonizada por Josh Brolin, Elizabeth Olsen e Samuel L. Jackson lançado em 2013. Estamos falando do Primoroso Old Boy de 2003, uma produção Sul-coreana com 120 minutos dirigida por Chan-wook Park e protagonizada por Choi Min-Sik. A adaptação foi feita a partir do mangá estilo seinen escrita por Garon Tsuchiya e ilustrada por Nobuaki Minegishi, também intitulada OldBoy.

Após ficar preso num suposto quarto de hotel durante 15 anos por motivos desconhecidos, Oh Dae-Su é libertado, e de imediato, decide ir atrás de vingança e respostas. Daí por diante o espectador é apresentado a uma trama aparentemente trivial, mas que ganha aspectos incrivelmente insanos e ao mesmo tempo totalmente compreensíveis ou lógicos.

OldBoy é uma excelente adaptação por apresentar uma narrativa sombria e crua digna de sua obra original, além de possuir traços “Tarantinescos” de sadismo e uma narrativa cheia de surpresas com um desenrolar feito para pessoas de coração forte. Tudo em meio a ambientes escuros, sujos e atitudes moralmente questionáveis.

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

3Sin City (HQs)

A primeira história da série Sin City foi lançada em 1991, mas apenas em 2005 que a HQ foi adaptada para os cinemas. Com direção de Robert Rodriguez e Frank Miller (criador da HQ), esta talvez seja a adaptação mais fiel que um quadrinho já ganhou até hoje.

Quando eu digo fiel é porque além de conseguir captar muito bem a essência das HQs, mostrando a cidade de Sin City como ela é: corrupta, misteriosa, perigosa, sensual e suja. Também consegue representar bem o visual dos quadrinhos: preto e branco e usando cores bem chamativas em alguns pontos chave. E para finalizar, ainda chega a adaptar algumas paginas da HQ quadro a quadro, com o mesmo ângulo de câmera e as mesmas falas. É como se as paginas do quadrinho tivessem realmente ganhado vida.

O primeiro filme adapta as historias A Cidade do Pecado (1991), O Assassino Amarelo (1996) e A Noite da Vingança (1997).

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

4Clube da Luta (Livro)

Esse filme não poderia falta em nossa lista das melhores adaptações para o cinema. Lançado em 1999 estrelado pelos astros Brad Pitt, Edward Norton e Helena Bonham Carter, e sem dúvidas uma das obras mais instigantes da carreira do diretor David Fincher. O filme é baseado no livro Clube da Luta (Fight Club, no original) escrito por Chuck Palahniuk, considerado um best-seller clássico da literatura cult mundial.

Jack é um jovem executivo que trabalha como investigador de seguros e tem uma vida aparentemente confortável, mas sente-se insatisfeito com seu estilo de vida medíocre. Para amplificar sua insatisfação existencial ele tem crises de insônia e decide aliviar seu fardo frequentando grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele conhece o enigmático e controverso Tyler Durden.

Tyler apresenta para Jack um grupo secreto de homens que se encontram para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais. O filme representa o mundo caótico e o humor negro descritos na obra original de Palahniuk, com uma trama inusitada, frenética e elogiada pela crítica e público.

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

5Silent Hill (2006) (Game)

Em uma lista de melhores jogos de terror, com certeza algum game da série Silent Hill vai estar presente. Seu terror psicológico, cenários e monstros aterrorizantes e o sentimento de estar sozinho em um local misterioso, sem saber o que te espera adiante, foram responsáveis por transformar essa em uma das melhores franquias do gênero.

Lançado em 2006, a primeira adaptação do game conta a história de Rose, uma mulher que em busca de respostas leva sua filha Sharon a cidade fantasma de Silent Hill. Lá, Rose acaba se envolvendo em um pesadelo real e ao mesmo tempo em que tenta salvar sua filha, ela precisa desvendar os piores segredos da cidade.

O filme consegue captar bem o clima e visual do jogo. Cenários angustiantes, a famosa neblina que cobre a cidade e traz aquele sentimento de mistério. Como não pode faltar, os monstros são bizarros. Sendo que alguns foram até mesmo tirados diretamente dos jogos, como o Pyramid Head e as enfermeiras.

Assista ao Trailer

6Mortal Kombat (1995) (Game)

Em 1992 era lançado o primeiro jogo da franquia Mortal Kombat e isso com certeza mudou completamente o mundo dos games. Era um jogo violento, cheio de sangue, com vários golpes e finalizações brutais. O jogo se tornou um sucesso e em 1995 ganhou seu primeiro filme.

Na história, o deus do trovão Raiden recruta 3 guerreiros, Johnny Cage, Liu Kang e Sonya Blade para lutarem no torneio Mortal Kombat. Um torneio mortal onde está em jogo o destino da humanidade. Eles devem passar por uma série de lutas até a morte, e então vencer o temível Shang Tsung.

O filme não é uma mega produção e apesar de ter uma classificação 12 anos (não sendo o suficiente nem pra mostrar metade da brutalidade necessária), consegue adaptar bem o jogo. Mortal Kombat – O Filme reúne diversos personagens conhecidos e faz várias referências aos jogos. Com certeza foi um prato cheio para muito gamer da década de 90 e era constantemente alugado nas locadoras. Sem falar que o filme é dono de uma das melhores músicas temas da história do cinema.

MOMENTO NOSTALGICO, ESCUTE A FAMOSA MUSICA TEMA

7Laranja Mecânica (Livro)

Clássico eterno do cinema cult, foi lançado em 1972 dirigido por ninguém menos que Stanley Kubrick e protagonizado de forma brilhante por Malcolm McDowell. Adaptado das páginas da ficção inglesa Laranja Mecânica (A Clockwork Orange, no original), uma literatura distópica, considerada um marco histórico na cultura pop mundial que não poderia ser excluído das 12 melhores adaptações para os cinemas.

A história narra os feitos de Alex, um jovem sociopata violento, manipulador e impulsivo que se diverte aprontando com todo mundo (inclusive os seus “amigos” e membros de gangue) além de roubos e utilização de entorpecentes. Mas em um fatídico dia, o jovem é preso e forçado a participar de um inovador tratamento de choque para neutralizar seus desejos obscuros e destrutivos.

O livro, como na maioria dos casos, é mais profundo e crítico, mas o filme não deixa a desejar e transmite toda a essência da história, e ambos acabam se complementando levando o leitor ou espectador a reflexões sobre liberdade, política e violência.

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

8A Lista de Shindler (Livro)

O premiado filme dirigido pelo icônico Steven Spielberg que recebeu 12 indicações ao Oscar de 1994 e 6 indicações ao Globo de Ouro de 1993. Ganhando o total de 10 prêmios, dentre eles Melhor Diretor, Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. Protagonizado por Liam Neeson, o filme se baseia no livro A Lista de Schindler (Schindler’s List, no original) escrito por Thomas Keneally.

A história biográfica narra os feitos de Oskar Schindler, um comerciante no mercado negro que se relacionava muito bem com o regime nazista, inclusive era membro do próprio Partido Nazista. Oskar era possuidor de uma grande inteligência e de uma natureza oportunista e sedutora, porém, amava o ser humano a tal ponto de perder toda a sua fortuna para conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração e receber o título de “o herói do Holocausto”.

O filme retrata espetacularmente toda a excelente narrativa escrita por Keneally, mostrando uma espantosa história de um dos momentos mais intrigantes da sociedade mundial em uma narrativa comovente com ênfase de uma excelente ficção.

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

9Psicose (Livro)

Mais um filme cult em nossa lista, desta vez um clássico do terror do mestre Alfred Hitchcock, lançado em 1960, até hoje é referência de suspense e terror psicológico. O filme foi adaptado do livro Psicose (Psycho, no original) escrito por Robert Bloch, inspirado nos crimes de Ed Gein, um assassino de Winsconsin.

O filme se tornou um sucesso fenomenal ao ponto de muitas pessoas desconhecerem totalmente a obra original e atribuírem a criação da história somente a Hitchcock, a produção na época custou U$$ 800 mil e arrecadou U$$ 60 milhões mundialmente.

A história narra o cotidiano de Norman Bates, um assassino solitário que vive em uma localidade rural isolada e teve uma mãe dominadora com quem mantinha uma relação aparentemente incestuosa. Quando sua mãe morre, Norman constrói um santuário para ela em um quarto e mantem diálogos com o cadáver.

Na época da produção Hitchcock comprou todos os direitos sobre o livro por U$$ 11 mil e ainda adquiriu todas as copias disponíveis no mercado para que ninguém lesse, e obviamente, soubesse do final de seu filme. Você ainda tem dúvidas se é uma boa adaptação?

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

10O silêncio dos inocentes (Livro)

Seria um sacrilégio não falar de um dos filmes de suspense mais icônicos dos cinemas, dirigido por Jonathan Demme e protagonizado por Antonhy Hopkins (o eterno Hannibal) e Jodie Foster. Lançado em 1991 recebeu 7 indicações ao Oscar de 1992, dos quais ganhou 5, incluído Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado. O sucesso foi adaptado do livro escrito por Thomas Harris, O Silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs, no original).

Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino, uma jovem agente do FBI, Clarice Starling, entrevista o perigoso prisioneiro e psiquiatra Hannibal Lecter, cuja mente psicopata entende claramente a natureza dos perturbadores fatos. Seguindo as pistas apontadas pelo Dr. Lecter, a jovem envolve-se em uma perigosa e mortífera trama.

O filme assim como o livro, para os amantes do gênero, narra um thriller psicológico brilhantemente arquitetado e estruturado até seu clímax, Dr. Lecter é um personagem perigosamente cativante na escrita ou na espetacular atuação de Hopkins.

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

11O Exorcista (Livro)

Independentemente de você ser fã ou não de filmes de terror com certeza conhece este filme, considerado o maior filme de terror do século XX, e roteado de mitos e historias estranhas em suas gravações. O Exorcista foi lançado em 1974 e mudou o terror da cultura pop para sempre, até hoje pessoas se assustam com o filme dirigido por William Friedkin.

Mas a assustadora produção saiu das páginas do livro de William Peter Blatty, uma obra considerada mais profana e obscura que sua adaptação cinematográfica.

A história se passa em Georgetown, Washington, e acompanha a história de uma mãe que percebe um comportamento completamente assustador em sua filha. Assustada, solicita conselhos de um padre e psiquiatra, e este conclui que a garota está possuída pelo demônio. Ele solicita então a ajuda de um segundo sacerdote, especialista em exorcismo, para tentar livrar a menina desta terrível possessão.

O que pode tornar a atual experiência com a produção de 74, para os aficionados por terror, sem graça ou boba são os efeitos especiais antigos e defasados, mas o filme continua sendo um clássico bem mais impactante que muitos filmes da atualidade sobre possessão. E o livro, Ahhhh O LIVRO!! Um conselho, não leia a noite!

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

12Entrevista com Vampiro (Livro)

Entrevista com o Vampiro é com certeza um marco, e serviu de inspiração e referência para várias outras obras do gênero. Lançado em 1994 estrelando Tom Cruise e Brad Pitt nos papeis principais sobre o comando de Neil Jordan. A produção adapta o livro Entrevista com o Vampiro de Anne Rice que faz parte da coleção As Crônicas Vampirescas, e sem duvidas merece fechar esta lista das 12 melhores adaptações para os cinemas.

Na trama acompanhamos um jornalista que entrevista um jovem afirmando ser um vampiro, e narra suas experiências dos últimos 200 anos. Em flashbacks, conhecemos Louis de Pointe du Lac, um homem que perdeu a mulher, morta durante o parto e também a vontade de viver. Mas com o auxílio de um ser da noite, Lestat de Lioncour, ele se torna um vampiro e precisa se adaptar a sua nova vida.

O filme é considerado uma excelente adaptação por ser tão sangrento quanto o livro, apesar de ser considerado bem menos assustador, mantem a essência bastante fiel a narrativa e os personagens criados por Anne Rice. Sem dúvidas um clássico!

[ ADQUIRA A OBRA ORIGINAL ]

As melhores adaptações para o cinema acabou?

As 12 melhores adaptações para o cinema é uma lista muito pequena perto da quantidade de adaptações já produzidas, que estão sendo produzidas e serão produzidas. Realizar adaptações é um método extremamente ativo e rentável para produtoras do mercado cinematográfico, com certeza não seria possível listar todas em apenas uma postagem ou nem mesmo ler tudo em apenas uma olhada. Mas fique tranquilo que em breve listaremos não somente as melhores como também as piores “cagadas” feitas para os cinemas. Fique ligado!

Curtiu nosso post? Qual sua adaptação preferida? Comente e compartilhe sua opinião, é muito importante para nós.