Shutdown Geek
shutdown geek
Tempo de leitura: 05:01 min

Esse sábado (dia 12) aconteceu o primeiro Shutdown Geek, evento organizado pela Eledis Agency com o apoio da 42 Cultura e Comunicação e da Livraria Cultura, e que aconteceu no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura. O evento contou com algumas atividades para o público nerd que incluiu bate papos, concurso cosplay e sorteios.

O evento iniciou com um bate papo comandando por Ingrid Cruz e contou com a participação das cosplayers Mariana Valesca, Mell Flowers e o fotografo Dihen. O assunto principal foi sobre o respeito aos cosplayers, assunto que tem estado cada vez mais em pauta, ainda mais após o incidente na Comic Con Exeprience onde um “repórter” do programa Pânico na Band além de faltar o respeito com várias pessoas ainda lambeu uma cosplayer.

Conversa sobre cosplay
Conversa sobre cosplay

A falta de respeito com o cosplayer é algo que já acontece a muito tempo, tanto da mídia quanto de participantes do evento, e como foi dito por Mellcosplay ainda é levado na brincadeira”. Ainda é muito comum cosplayer, principalmente mulheres, serem assediadas de todas as formas e chamadas de nomes pejorativos apenas por estarem tentando se divertir sendo um personagem que gosta.

Cada convidado ainda contou sobre sua vivência no assunto e o fotografo Dihen falou sobre todos os cuidados que um profissional deve tomar ao fotografar um cosplayer. Já a apresentadora Ingrid comentou sobre um evento que ela presenciou no Anipólitan 2009, onde um grupo de garotos carregou uma cosplayer e isso acabou gerando uma briga e outra ocasião onde um bêbado tentou beija-la a força durante o evento.

A falta de informação e conhecimento sobre o que é um cosplay é algo grave porque gera esse tipo de situação extremamente desconfortável, mas pior do que isso, quando você percebe que o problema vai além e envolve falta de respeito e machismo você percebe o quanto isso tudo é muito sério.

A conversa seguiu falando sobre o cenário baiano de cosplay e que vem aumentando a cada ano, e aproveitando o assunto o Dihen deu algumas dicas para quem vai posar para um fotografo e a Ingrid algumas dicas para quem vai desfilar durante um concurso.

O bate papo seguiu para uma seção de perguntas e respostas com o público, onde até mesmo Ricardo Silva, organizador do Anipólitan, falou sobre a importância do Cosplay em seu evento.

A programação seguiu com um bate papo sobre o cenário do e-sports. Comandado por Tiago “Mamao” Dias, o debate contou com a apresentação de Diego “Poseiddon” Daltro (streamer e youtuber), Ricardo Silva (organizador de eventos), Diego Victoriano (Jogador de Dota2 e HotS), Guilherme Almeida (jogador profissional de CS:GO), Rodrigo Barbosa (jogador profissional de LoL) e Victor “Pingu” Lopes (dono da Beeware)

Conversa sobre o cenário de E-Sport's
Conversa sobre o cenário de E-Sports

Começaram  comentando  sobre o cenário mundial do e-sports, sobre times brasileiros que fizeram fama e sobre a importância de treinar em outros países com outros times e aumentar o seu conhecimento sobre a estratégia de outras regiões. O bate papo continuou falando posteriormente sobre o cenário brasileiro que ainda vem ganhando o seu espaço crescendo cada vez mais e ganhando mais visibilidade. Outro ponto importante que foi debatido era sobre a dificuldade em conseguir investidores tanto para equipes quanto para criação de eventos, porque o e-sports ainda não e muito difundido em nosso território.

O grupo Cavaleiros dos Zodíaco realizou a apresentação “O Retorno de Poseidon”. Quem participa dos eventos de Salvador já deve ter visto os cosplays algumas vezes e sabe da qualidade do trabalho do grupo. A apresentação foi sensacional e com certeza agradou muitos fãs que estiveram presentes no evento. “O Retorno de Poseidon” teve roteiro de Ygor Amaral e foi produzido pela Kido Entretenimento.

Apresentação da galera do Cavaleiros do Zodíacos
Apresentação da galera do Cavaleiros do Zodíacos

E então começou o tão aguardado concurso de cosplay. A banca de jurados contou com a presença de Mariana Valesca, Mell Flowers e Dihen. Vários cosplays fizeram sua apresentação e podemos ver um trabalho mais elaborado do que o outro. Como Dihen havia citado no início do evento, o nível dos cosplay em Salvador está aumentando, e isso é algo extremamente perceptível a cada evento.

Concurso de cosplay
Concurso de cosplay

Após o concurso foi a hora dos sorteios. Foram sorteados 4 baús misteriosos que foram doados pelo streamer Poseiddon e um mouse Razer. Que por sorte e destino um de nós da equipe Papo Nerd de Boteco acabou levando o mouse. Parabéns André \o/. E em seguida veio o resultado do concurso cosplay.

Shutdown Geek – Resultado Concurso Cosplay

1° – Rafael Esteves (Guy do jogo Final Fight)
2° – Itamar (Sebastian do anime Kuroshitsuji)
3° – Olivia Caldas (Ahri Foxfire do jogo League of Legends)

 

Os sortudos que ganharam um Bau Misterioso
Os sortudos que ganharam um Bau Misterioso
Nosso redator André Souza foi o sortudo que levou o mouse Razer
Nosso redator André Souza foi o sortudo que levou o mouse Razer

A saideira…

Fiquem com uma galeria dos melhores momentos do evento e se quiser conferir todos os momentos basta visitar nossa page.

 

Shutdown Geek foi um evento que superou a expectativa de muita gente já em sua primeira edição. O evento foi muito bem organizado e contou com muitos convidados influentes, tanto da área de cosplay quando do universo do e-sports. Bate papos bem produtivos, concurso cosplay e sorteios o tornou um evento cativante. Vamos ficar no aguardo para uma próxima edição pois com certeza não deixaremos a oportunidade passar em mais um evento de qualidade e tão perto de nós soteropolitanos.