Tempo de leitura: 06:39 min

Quando eu fui na Comic Con Experience pela primeira vez, eu não tinha ideia do que me esperava. Comparado com os eventos que eu já havia frequentado, as proporções eram imensamente diferentes.

Essa minha falta de conhecimento gerou um problema, eu não soube me preparar para o evento, não levei coisas importantes e fiquei perdido no meio de tantas atrações. Eu queria muito que alguém tivesse me avisado o que me esperava no momento em que eu atravessasse os portões de entrada.

Pensando nisso, resolvi ajudar os marinheiros de primeira viagem. Trago agora uma lista de coisas que vão te ajudar a se preparar melhor para o evento. Coisas que eu queria que alguém tivesse me dito antes de eu me aventurar na CCXP pela primeira vez.

O que levar para o evento?

Equipamento para CCXP

A CCXP é um evento longo e por isso é muito importante levar uma mochila bem preparada, principalmente se você pretende passar o máximo de tempo possível no evento. Por isso aqui vai algumas ideias de coisas que você precisa ter em sua mochila.

Comida

Apesar de possuir uma praça de alimentação com valores semelhantes a aqueles encontrados em shoppings isso não quer dizer que os preços são amigáveis. Ainda mais se você passar muito tempo no evento, já que possivelmente irá precisar fazer mais de uma refeição.
Então aqui a ideia é levar pelo menos um lanche de casa no caso de você estar com dinheiro sobrando ou levar todas as refeições, caso esteja com um orçamento limitado. No caso você pretender passar muito tempo no palco principal, recomento que você leve ainda mais comida para não depender da lanchonete do palco. No ano que eu fui, a lanchonete era da Cinemark e os preços não eram nem um pouco agradáveis.

Bebida

Como esse ano o espaço será maior ainda, não esqueça de se hidratar! Além de gastar bastante liquido caminhando por todo o espaço no fim de semana há a presença de bastante pessoas, que acaba deixando lugar com calor muito grande e consequente mente você irá transpirar muito mais. Então recomendo que ande com sua garrafa de água o tempo inteiro.

Câmera ou filmadora

Você vai ter muitos momentos únicos da CCXP e com certeza vai querer registrar alguns deles, então pense na possibilidade de levar uma câmera ou filmadora. Não esqueça de limpar o cartão SD antes de sair de casa (recomendável levar mais de um).

Powerbank e extensão de tomada

No mesmo ano que estive presente, haviam totens na Praça de Alimentação e tomadas na Sala de Imprensa, para quem possuía credencial de imprensa, para recarregar celulares e câmeras . Mas mesmo assim senti a necessidade de ter um powerbank a mão. Ficar voltando para a tomada toda a hora que a bateria acabava e ter que esperar o tempo de recarga não era algo legal e perdi um tempo do evento assim.

Já para quem esta indo como imprensa, pense em levar uma extensão porque as toma, das da Sala de Imprensa são limitadas e não é incomum que todas fiquem ocupadas.

Porta Mapa

Se você pretende voltar da CCXP carregando vários posters e sketchs (eu na vida), pense na possibilidade de levar um porta mapas. Além de facilitar o carregamento dos posters, vai impedir que eles sejam amassados. Andar no metrô carregando esses posters e tomando o maior cuidado para ninguém esbarrar neles não é algo legal, acredite.

Fique de olho no palco principal

Palco Principal

A CCXP geralmente possui um Palco Principal e alguns menores, porem o principal é o mais concorrido, podendo ter gente na fila desde o dia anterior (serio!). Por isso fique de olho para saber se alguma das atrações do palco chama a sua atenção e fique ligado nas filas. Dependendo do movimento, você pode ter que ficar um dia inteiro no palco, apenas para assistir a um painel que será apresentado apenas no final do dia.

Os painéis que costumam lotar geralmente são os de filmes que estão com um hype muito grande ou de atores que possuem uma grande base de fãs. Porem um painel importante que só irá acontecer no final do dia, pode ser o responsável por lotar o palco principal durante um dia inteiro.

Em 2015 o painel da Netflix foi apenas no final do dia, mas mesmo assim tive que ficar dentro da sala o dia inteiro porque se eu fosse sair para tentar a sorte na fila mais tarde, eu não conseguiria entrar novamente.

O que visitar?

Você vai ver estande de estúdios, livrarias, comic shops, loja de musica (sim, em 2015 teve uma) e a lista segue. Então é legal dar uma olhada na lista completa do que vai ter no evento e colocar como prioridade as coisas que você mais gosta, principalmente se você for poucos dias do evento.

Geralmente logo na entrada é possível pegar uma pequena revista da CCXP, contendo um mapa e a programação dos palcos. Recomendo muito que você pegue um desses, vai te ajudar na hora de escolher seu próximo destino.

Uma outra coisa importante também é ficar de olho para ver se o local que você visitou não possui alguma atração própria. Alguns estandes possuem sua própria programação ou então alguns jogos que dão brindes.

Quais os melhores dias para comprar?

Por ser dia de semana, quinta e sexta costumam ser os dias mais vazios e por isso um dos melhores dias para visitar os estandes e as lojas com calma e comparar preços. Já no sábado e domingo, o movimento é muito maior e é comum que existam filas para se entrar em algumas lojas e isso complica um pouco as compras. Em compensação, algumas pessoas já compraram coisas em promoção no final do dia de domingo.

De uma chance ao Artists Alley

CCXP: Artists Alley

Particularmente eu acho a Artists Alley um dos melhores lugares da CCXP. Um espaço com diversos quadrinistas brasileiros (alguns gringos também), apresentando seu trabalho e dependendo do movimento você ainda pode trocar uma ideia com o pessoal.

Esse é um ótimo lugar pra conhecer o trabalho de quadrinistas que você não conhece e descobrir coisas incríveis. Tem quadrinhos, posters, sketchs e muito mais.

Vale muito a pena circular por aqui, ainda mais se você gosta de quadrinhos.

Foto com Cosplays

Cosplay na CCXP

Todo evento geek tem cosplays e a CCXP não é diferente. Para cada lugar que você olhar, vai ter pelo menos uns 10 andando e quando você ver alguém fazendo cosplay de um personagem que você gosta, se tornara inevitável pedir uma foto.

Mas existem algumas coisas a se levar em consideração nesse momento.

  • Não é porque alguém esta usando cosplay que essa pessoa é obrigada a tirar foto com você.
  • Sempre pergunte ao cosplayer se você pode tirar uma foto dele, nem todo mundo gosta de ser fotografado sem autorização.
  • Evite chamar um cosplay pegando nele. Ele pode estar usando uma pintura corporal ou estar com uma roupa frágil e você pode, acidentalmente, acabar com um trabalho de meses.
  • Antes de abraçar uma cosplayer (geralmente para tirar foto) pergunte a ela se você pode fazer isso. Algumas garotas podem se sentir desconfortáveis com homens pegando nelas a cada foto.

Andando em grupo

Não existe nada mais bacana do que explorar um evento tão grandioso como a CCXP com sua turma. E como já falamos antes o local é enorme e no fim de semana fica fácil de se perder. Então, não esqueça de marcar um P.E. (ponto de encontro) para quando alguém se perder ou precisar se separar saber onde se encontrar novamente.

Outra coisa no evento é que existe uma grande oscilação de sinais de telefonia e com isso a internet nem sempre estará funcionando bem. É bom mapear os locais que possui sinal para utilizar os Messengers para se comunicar com seus amigos.

Nas praças de aliementação evitem irem todos para as filas das lanchonetes. Além de causar tumulto acaba fazendo o tempo da fila aumentar e tornar o momento sagrado do lanche uma experiencia desagradável.

Finalizando…

Bom, essas foram as experiências que adquiri na CCXP 2015 e espero que elas sejam bastante uteis para vocês curtirem o melhor evento da cultura pop da América Latina.

E quem já teve a oportunidade de estar nas edições anteriores da CCXP não esqueça de compartilhar suas experiências aqui no nosso boteco nerd!