Quem aqui conhece o famoso anime Sword Art Online? Onde a história narra personagens que vivem em um game de experiência imersiva ou seja suas mentes entram no jogo e cada personagem é representado por cada pessoa logada. Bom, no anime eles acabam ficando preso e teriam que vencer todas as fases (andares de uma torre) para poder se libertarem desse jogo “da morte”. Pois bem, dessa vez o que estou trazendo para vocês é a análise do romance de Ernest Cline ou seja o livro conhecido como Jogador Número 1.

Jogador Número 1 – Resumo

No livro que lembra bastante Sword Art Online, conta a história de Wade, um menino que vive no ano de 2045 e tem sua origem um pouco humilde, em mundo onde as reservas energéticas estão ao fim e com uma crise política que não se resolve nunca. Porém um desenvolvedor de jogos chamado James Halliday criou um novo estilo de game chamado Oasis, um jogo de experiência imersiva lembrando bastante o anime S.A.O., que citei no começo texto, e que fez sucesso por seu estilo, onde pessoas poderiam ser quem quisessem e teriam a chance de viver em um mundo de fabulas onde poderiam esquecer um pouco da vida miserável que tinham. Mas diferentemente de S.A.O. o Oasis acabou sendo utilizado para outras tarefas, o exemplo de pessoas que acabaram trabalhando e ganhando dinheiro dentro do jogo, empresas surgiram dentro do jogo e escolas e faculdades foram criadas para que alunos pudessem ter maior acesso as escolas, já que não existiam tantos transportes no mundo pela falta de recursos energéticos e as estradas se tornaram perigosas devido ao grande aumento de assaltos e assassinatos.

E partir desse contexto é que um dia o criador do Oasis vem a falecer e no seu testamento ele deixa um desafio mundial onde pessoas precisam resolver enigmas para encontrar os famosos easter eggs de Halliday. E ao encontrar esses easter eggs seria possível encontrar as chaves que abriam os 3 portões. Quem encontrasse o último portão primeiro e resolvesse o último enigma herdaria toda fortuna e a empresa de Halliday. Parece simples e que tudo se resolveria tranquilamente, mas não é desde do dia da sua morte até o primeiro easter egg ser achado se passam 5 anos!

jogador número 1 - Wade nas pilhas de trailers.
jogador número 1 – Wade nas pilhas de trailers.

A partir dessa trama é que o leitor é levado a acompanhar as aventuras de Wade atrás dessas chaves e conhecer cada vez mais o mundo Oasis. E preparasse para pura nostalgia. Pois o livro é todo cheio de referências nerds dos anos 80 e 90. Você irá reconhecer: filmes, séries, desenhos, livros, músicas e principalmente GAMES. O livro Jogador Número 1 contém bastante referência a games e de consoles antigos como Atari que fizeram o sucesso entre as pessoas dos anos 80 pois foi quando Halidey viveu sua infância. Haja direitos de marcas para ser utilizados nesse livro (O.o)

Outro ponto interessante é que o Jogador Número 1 é narrado em primeira pessoa e quando Wade entra no mundo Oasis o livro passar a ser terceira pessoa. Pois o personagem narra as ações dele nesse segundo mundo.

Então não perca tempo e leia O Jogador Número 1 e sinta o desafio de resolver os enigmas testando seus conhecimentos sobre a cultura das pessoas dos anos 80 e 90 e ajude Parzival (nickname de Wade no Oasis) a encontrar as 3 chaves e herdar a fortuna de Halliday antes que ela caia na mão dos famosos 6. Um grupo mercenário que pertencente a uma empresa que deseja assumir o controle do Oasis e acabar com toda “graça do jogo”. Seria mais ao menos seus pais querendo dizer quando você deve ou não ir jogar nos seus consoles ¬¬.

O jogador número 1 pode ser encontrado na Amazon.

Bônus Stage

Eu pensei que esse livro daria uma boa série ou uma trilogia baseada na história de cada portão. Pela riqueza de detalhes e que um único filme poderia cortar trechos importantes o que não seria bom para quem leu o livro. Mas ao que tudo indica o livro jogador número 1 virá para as telonas em breve em um filme único e que terá a direção de Steven Spilberg. Vamos torcer para que tenhamos um material de qualidade e altura do livro.

Você já leu? Então não deixe de comentar o que achou do livro nos comentários abaixo.

REVER GERAL
Geral
COMPARTILHAR
Artigo anteriorXbox: Confira os 129 jogos com retrocompatibilidade
Próximo artigoRecomendações do Boteco #4
Um Geek qualquer que adora games, RPG, TGC, Filmes, Séries e atualmente adquiri um hobby por fotografia e coleção de Action Figures. Ah! Fã da Harley Quinn e Viuva Negra.