Quando sua coleção de HQs começa a crescer e você vai levando cada vez mais a serio a arte do colecionismo, surgem as primeiras dúvidas sobre como guardar sua coleção. Afinal, ninguém quer após tanto sacrifício e dinheiro investido que suas HQs comecem a amarelar, desbotar ou sejam destroçadas por traças. Pensando nisso resolvemos criar o guia definitivo de como conservar quadrinhos.

Continue lendo e aproveite nossas dicas valiosas e faça seu maior tesouro durar bastante tempo.

Guia definitivo

Como guardar as HQs

Os quadrinhos são lançados em diversos formatos no mercado e cada um possui um jeito bastante especifico de ser armazenado, para evitar que ele acabe sofrendo algum tipo de dano. Vamos identificar cada tipo e falar a melhor forma para guarda-lo em sua coleção.

Lombada canoa

Esse é o modelo mais comum usado no mercado e boa parte das edições lançadas são nesse modelo. A sua encadernação é presa por grampos.

Como guardar? Se você guardar todas as suas edições no mesmo sentido (viradas para cima) você vai começar a ter uma grande pilha que vai ficando cada vez mais torta e as edições vão começar a escorregar para o lado. O ideal é guarda-las sempre invertendo o sentido das HQs (uma virada para cima e outra para baixo). Dessa forma você evita ter uma grande Torre de Pisa em sua estante.

Mas lembre-se! Quando começar a armazenar muitos volumes dessa forma, a torre inevitavelmente vai começar a se transformar em um grande “U”. Mas não se desespere, neste caso é só virar a pilha de ponta cabeça e tudo vai desamassar com a lei da gravidade.

Nada na vida é perfeito, mas para tudo tem um jeito!

Lombada quadrada

Edições com lombada quadrada
Edições com lombada quadrada

Muito usada no mercado em publicações especiais, eventuais ou mangás.

Como guardar? Os volumes de lombada quadrada são mais simples de guardar e mais apresentáveis em uma estante. Podem ser armazenados empilhando todos no mesmo sentido ou vertical. Quando esse modelo possui a capa cartão (sendo mais resistente) ele pode ser armazenado das duas formas.

Já as edições com capa de papel couché, um papel maleável como as HQs da Turma da Mônica, vão dar bastante trabalho para ficar em pé, nesse caso o ideal é que elas fiquem empilhadas.

Encadernado (brochura)

Edições encadernadas com capa dura
Edições encadernadas com capa dura

Essas edições possuem sua lombada costurada e geralmente são capa dura. Esse tipo de encadernação é dado aos volumes de luxo e possuem um toque todo especial.

Como guardar? O mais comum é guardar esses volumes enfileirados na vertical (ficam bem bonitos na estante). Mas existe um porém, depois de um tempo o peso das paginas pode começar a descolar as paginas da capa, um risco que se agrava principalmente em encadernados pesados como a Edição Definitiva de Sandman (cerca de 600 páginas). Isso não é algo tão comum de acontecer e muitos colecionadores não levam esse fato em consideração na hora de colocar as HQs na estante.

Esta característica é ignorada porque depois de um tempo, quando a fileira de encadernados esta completa, uma edição acaba dando apoio a outra. Mas se quiser uma maior conservação pode coloca-las na horizontal, perceba que a maioria dos títulos destas edições é escrito na lombada na horizontal, justamente para este tipo de posicionamento. O ruim só é quando você quiser pegar alguma edição que esta no fim da pilha, por isso não faça grandes torres. Use seu bom senso na hora da organização.

Onde guardar

O local para guardar a coleção de HQs é sempre uma dúvida constante. No inicio, quando a coleção é pequena, praticamente qualquer lugar serve. Mas quando a coleção começa a crescer e tomar bastante espaço é hora de começar a avaliar um local para guardar seus quadrinhos.

Estantes

Coleção organizada em uma estante
Coleção organizada em uma estante

Geralmente a primeira escolha são as estantes e são uma ótima opção. Os quadrinhos podem ficar armazenados da forma correta, estarão em local aberto, arejado e de fácil acesso. Mas a estante precisa ter um posicionamento estratégico. Ela deve estar:

  • Longe da luz solar direta (o sol destrói o material e cores);
  • Longe da janela, afim de não pegar muito vento e poeira;
  • Local seco, longe da umidade.

As estantes podem ser tanto de madeira quanto de metal, só é importante saber qual o peso que as estantes conseguem suportar porque um excesso de peso pode fazer com que a prateleira despenque e o resultado não será nada agradável. Nessas horas pode ser até uma boa pagar um pouco mais caro para conseguir algo próprio para guardar livros.

Você sabe o que são Graphic Novel?

Armário

Coleção organizada dentro de um guarda-roupas
Coleção organizada dentro de um guarda-roupas

Outro local que pode servir para guardar as HQs é o armário. Apesar de também ser possível armazenar bem os quadrinhos e ser necessário alguns cuidados em relação a resistência das prateleiras (assim como a estante), o armário precisa de uma atenção adicional.

Dentro de um armário é comum que sua coleção fique em um local fechado por muito tempo (sem luz), o que não é bom, porque evita que o papel consiga “respirar” e pode aumentar a incidência de insetos. Uma solução é que de vez em quando o armário passe um tempo aberto para ventilar. Deixar um umidificador no local também é uma boa ideia, e se você não ligar para o cheiro, use pedras de naftalina para espantar pragas.

Esse tipo de armazenamento é extremamente desaconselhável para HQs com miolo de papel jornal, pois esse material em ambientes fechados amarela muito rápido. Papel jornal tem que ficar em locais abertos.

Caixas

Coleção organizada em uma caixa de plástico
Coleção organizada em uma caixa de plástico

O uso de caixas também pode ser uma ótima forma de guardar sua coleção, principalmente as edições mensais (encadernada canoa), que são um pouco difíceis de serem organizadas na estante. Mas tem um grande porém, como já citamos, o papel precisa “respirar”, então o colecionador deve arranjar um tempo para pelo menos uma vez a cada 2 meses abrir estas caixas e deixar o vento entrar.

Este tipo de armazenamento é extremamente desaconselhável para HQs com miolo de papel jornal, esse material em ambientes fechados amarela muito rápido, papel jornal tem que ficar em locais abertos.

Como conservar

Existe uma serie de técnicas de conservação que são usadas para aumentar a vida útil da sua coleção. Elas vão evitar que as paginas fiquem amareladas rapidamente ou acabem desbotando.

Os saquinhos

Coleção de mangás conservados em saquinhos
Coleção de mangás conservados em saquinhos

Talvez a forma mais clássica de se guardar quadrinhos seja nos famosos saquinhos. Os ideais são os de Polipropileno, que apesar do nome esquisito, são bem fáceis de se encontrar hoje em dia. Esses saquinhos podem ser comprados em lojas especializadas, ou até no Mercado Livre. Eles existem em diversos formatos. Então você já pode comprar exatamente os que você precisa.

Se optar por esse investimento, não seja econômico, utilize um saquinho por volume, isso é muito importante. Colocar duas HQs em uma mesma embalagem pode prejudicar suas edições. Por estarem fechadas elas acabam criando um calor dentro dos sacos e a temperatura fará as capas se colarem desbotando ou machucando seu amado quadrinho.

É importante lembrar que nem todas as HQs podem ser guardadas nesses saquinhos. As edições capa dura, especiais ou de luxo (por mais irônico que seja) tem uma maior sensibilidade. Evite guarda-los dessa forma, porque o contato pode danificar a capa do encadernado e acarretando no descolando de toda a pintura quando você tentar tirar do saco. Estas edições devem ficar em locais abertos.

Um saquinho que deve ser completamente evitado é aqueles que vem junto com as HQs. Eles servem apenas como uma forma de proteção durante o transporte do quadrinho e não deve ser utilizada a longo prazo. Como este tipo de plástico esquenta muito, pode danificar o material das capas e a tentativa de economizar pode acabar saindo caro demais.

A umidade é sua inimiga mortal!

Coleção com um desumidificador para reduzir a umidade
Coleção com um desumidificador para reduzir a umidade

Um outro grande inimigo dos colecionadores é a umidade e ela pode danificar muito suas HQs. Sabe quando elas ficam um pouco onduladas? Isso já é a umidade agindo.

Em muitos momentos é impossível fugir da umidade, seja por causa da cidade ou do local onde você mora, mas você pode fazer algumas coisas que irão amenizar o problema.

  • Evite utilizar estante de madeira crua pois ela contribui com a umidade e em alguns casos pode aparecer mofo. Você pode passar um verniz em tudo ou tentar uma estante de metal.
  • Evite colocar a sua estante em uma parede onde passe tubos de encanação, principalmente se for do banheiro. Além de evitar a umidade você vai evitar que algo trágico aconteça se algum cano estourar.
  • Utilize desumidificadores. Eles são potes de plástico com esferas que sugam a umidade em volta para salvar suas HQs. Você pode encontrar em qualquer mercado.
  • Não deixe suas HQs coladas na parede.

Suas HQs são como vampiros!

Evite deixar sua coleção em um local onde bate sol pois ele danifica os pigmentos da impressão das HQs. A não ser que a sua intenção seja ter uma pilha de quadrinhos com uma cor sem vida, é melhor fugir do Sol igual a um Vampiro.

Suas HQs são como fast-food para os insetos!

Os insetos podem ser um grande problema em sua coleção, mas não é difícil evitar que eles apareçam. Uma das melhores dicas é manter a sua coleção limpa e em um local arejado. Tirar constantemente a poeira que se acumula tanto no local quanto em suas HQs. Já será de grande ajuda. Uma outra dica é manter sua coleção em movimento, afinal qual o sentido de ter uma coleção de HQs se você não ler nada?

Mas existem situações onde será necessária uma abordagem mais agressiva. Algumas vezes acaba sendo quase impossível evitar que os insetos apareçam ou então você precisa manter sua coleção guardada em caixas por um longo período. Nesses momentos o uso da naftalina pode ajudar. Apesar de cheiro insuportável (e toxico, não fique cheirando isso porque faz mal… Serio!) a naftalina ajuda a afastar insetos, principalmente as traças, inimigas mortais de todo colecionador.

Considerações finais

Manter sua coleção conservada é um fator complicado. Vamos ser realistas, papel é algo que se degrada com o tempo, deterioração e amarelamentos são inevitáveis. O que pode ser feito é retardar tais efeitos. Infelizmente por nossa questão econômica e dificuldades para adquirir tais materiais, acabamos criando a cultura do colecionismo, mas o certo era ler, repassar ou revender e não se apegar.

Mas é nosso dinheiro e trabalho em jogo, com tantos cuidados e queremos passar como herança.

Ainda ficamos preocupados com quem ficará responsável pelo legado, pois tem que ser alguém criado e escolhido para isso. E que a morte não venha atrapalhar tais planos, se não a coleção fica assombrada.

Assim terminamos nossa lista de como conservar quadrinhos com todas as dicas para que suas HQs sejam bem tratadas. No final das contas, o maior inimigo do colecionador é o tempo.

Pague um café!

Gostou desse artigo? Que tal pagar um café ao nossos Autores? Eles ficarão felizes com seu apoio =)