boba fett está morto
Tempo de leitura: 05:03 min

O encadernado Star Wars: Boba Fett Está Morto é na verdade uma coletânea com 4 histórias. A primeira leva o nome da edição, Boba Fett Está Morto, em seguida temos Sacrifício, Destroços e por fim Ação Desmedida. Falarei de cada história em separado e no fim darei meu veredito.

Boba Fett Está Morto

Stormtrooper com a cabeça de Boba Fett
Stormtrooper com a cabeça de Boba Fett

Tempo: Um ano antes da batalha de Yavin

Por mais que Fett fosse bom, a equipe que reunimos se mostrou melhor.

A história possui um roteiro de Tom Taylor, que além de já ter trabalhado em outros títulos da série Star Wars, também já trabalhou em títulos da Marvel e da DC Comics, e arte de Chris Scalf.

Como o próprio título já sugere, Boba Fett morreu. Ele foi assassinado por um grupo de caçadores de recompensa, contratados por um homem misterioso e que aparentemente possuía sérios assuntos pendentes com o maior caçador de recompensas da galáxia. Apesar de que não é difícil fazer inimigos quando seu trabalho muitas vezes envolve eliminar algumas pessoas.

Porém se enganam aqueles que acreditam que Boba Fett está sozinho no universo, até mesmo um caçador de recompensas possui amigos e alguém está decidido a descobrir quem ordenou o assassinato e vai vingar a morte do seu amigo, nem que para isso precise revirar metade da galáxia.

Essa é uma história interessante, possui um roteiro legal e a arte de Chris Scalf possui um certo realismo. No roteiro de Tom Taylor, Boba Fett é retratado com um pouco mais de humanidade, sem deixar de lado a sua pose de um caçador de recompensas implacável. Além de trazer novidades muito interessantes sobre o personagem, que provavelmente são desconhecidas para os fãs que não conhecem o universo expandido.

Algumas pessoas que não estão muito aprofundadas sobre a história da saga, pode estranhar que Boba Fett possua quadrinhos, afinal o personagem morre em Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi. O fato é que muitas histórias se passam antes desse acontecimento, como é o caso de Boba Fett Está Morto, e na verdade o personagem não morre no Episodio VI. Boba Fett foi salvo por um caçador de recompensas chamado Dengar, que o ajudou a se recuperar e os dois até mesmo trabalharam em equipe por um tempo. Isso não é contado em nenhum filme da saga, porém faz parte do universo expandido.

Sacrifício

boba fett - sacrificio

Tempo: Logo após Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Ele é um homem sem coração, sem sentimentos, sem nenhum interesse além do preço sobre a cabeça de outro homem.

A segunda possui um roteiro de John Wagner e arte de Cam Kennedy que além de já ter trabalhado em outros títulos da série Star Wars, também já trabalhou em Judge Dredd e em títulos da Marvel e da DC Comics.

Essa história se passa em Solem, um planeta em guerra, onde Malvander, seu governador, tenta a todo custo destruir as forças rebeldes do planeta para assim tentar ganhar alguma moral frente ao Império. Já com diversas baixas civis e com seus recursos chegando ao fim, Malvander resolve recorrer a Boba Fett, lhe passando uma missão vital, capturar Yolan Bren líder da rebelião e símbolo de esperança para o seu povo.

Destroços

boba fett - destrocos

Tempo: Aproximadamente nove meses após Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança

Eu sabia que se havia alguém na galáxia que podia me trazer de volta era Boba Fett.

A terceira história do encadernado possui roteiro de Ron Marz e arte da brasileira Adriana Melo que já trabalhou em vários outros títulos da série Star Wars.

Nessa história Boba Fett recebe uma missão de um antigo oficial do Império, buscar um holograma em um Destroyer Imperial que está prestes a ser destruído.

Essa é a menor história do encadernado e apesar da arte de Adriana Melo ser muito bonita, essa história é a menos interessante do encadernado.

Ação Desmedida

boba fett - ação desmedida

Tempo: Aproximadamente 9 meses após a batalhe de Yavin

Só sou leal ao contrato. O inimigo do meu empregador é meu inimigo também.

A última história do encadernado possui roteiro de Thomas Andrews e arte de Francisco Ruiz Velasco.

Em meio a um conflito entre o Império e a família real Kyber no planeta Troska, que apesar de possuir uma posição estratégica interessante, é um local praticamente esquecido pelo Império, um oficial decide resolver as coisas contratando o mais mortal caçador de recompensas da galáxia, Boba Fett. Apesar de armar todo o plano escondido de seus superiores, o Tenente Manech acredita que se resolver o conflito pode ganhar uma promoção e assim fazer sua carreira militar decolar. Mas será que ele percebe o perigo de se contratar Boba Fett?

Conclusão

Essa é uma edição interessante, porém a história de maior destaque é a que leva o nome do encadernado. Não que as outras sejam ruins (a não ser Destroços, realmente é a mais fraca), mas elas acabam não alcançando o mesmo nível que Boba Fett Está Morto (que leva metade do número de páginas do encadernado) e então acaba ficando a impressão de que estão ali apenas para completar uma quantidade mínima de páginas. Porém, apesar de não ser uma coletânea imperdível, continua sendo um bom encadernado para se ter na coleção, afinal acompanhar Boba Fett em suas missões é sempre interessante.

Star Wars: Boba Fett Está Morto possui as edições 1 a 4 de Star Wars – Blood Ties: Boba Fett is Dead, Star Wars: Empire 7, Star Wars Empire 28 e Star Wars – Boba Fett: Overkill, e mantém a mesma boa qualidade de outros encadernados da Panini Comics.

Pontos positivos

  • Um encadernado dedicado ao maior caçador de recompensas da galáxia
  • Desenhos muito bons
  • Preço acessível

Pontos Negativos

  • A qualidade das histórias são bastante variadas

Nota

Nota 3
Nota 3/5

Preview

 

boba fett esta morto capaFicha Técnica – Star Wars: Boba Fett Está Morto

Data de lançamento: janeiro de 2015
Editora: Panini Comics
Número de páginas: 172
Formato: Capa cartão, lombada quadrada, colorido
Preço de capa: R$ 19,90