Curiosidades sobre guardiões da galáxia

A Marvel Studios novamente agraciou as massas de Geeks com mais um esplendoroso filme da equipe intergaláctica Guardiões da Galáxia. Depois da primeira produção de 2014 este título tornou-se um dos mais esperados do ano, veja aqui nossa review. E aproveitando trouxemos algumas curiosidades sobre Guardiões da Galáxia e um bônus para você descobrir mais sobre essa equipe. Vamos entrar a bordo da Milano e conhecer melhor este universo!

1 – Os Guardiões Originais

Os Guardiões Originais

A formação original da equipe nas HQs não era integrada pelos atuais heróis dos cinemas, os Guardiões da Galáxia viveram no século 31 em uma dimensão alternativa e era integrada pelo plutoniano Martinex T’Naga, o astronauta viajante do tempo pertencente ao século 20 Major Vance Astro, o jupteriano Capitão Charlie 27 e o alienígena de pele azul de Centauro – IV Yondu Udonta, este último foi adaptado para o filme como “pai adotivo” de Star Lord.

Durante suas aventuras eles recrutam mais 2 membros, Starhawk e Nikki. Cada integrante aparentemente é o último de sua espécie e eles são forçados a se unir como uma equipe para combater os Badoon, uma raça réptil alienígena da via Láctea que tentava conquistar o sistema solar da Terra.

Apesar de ter feito sua estreia em 1969, foi apenas em 1990 que a equipe ganhou uma HQ própria que durou 62 edições antes de ser cancelada. Após isso, apenas em 2008 que os Guardiões da Galáxia ganharam uma HQ e foram efetivamente incluídos no universo padrão da Marvel durante o crossover Aniquilação, por isso a equipe não é tão conhecida pelo público, só ganhando bastante fama e atenção devido ao sucesso do filme de 2014.

2 – Membros inusitados

Guardiões da Galáxia ja teve outros membros em sua formação.

Assim como em varias outras equipes da Marvel, o quadro de membros da equipe já sofreu muitas mudanças e entre alguns dos membros mais famosos estão Homem de Ferro, Coisa, Kity Pride, Agente Venom, Nova e Angela.

3 – Star-Lord nas HQs

Peter Quill ou Star Lord

Steve Englehart e Steve Gan criaram o personagem na revista Marvel Preview #4 em janeiro de 1976. Peter Quill é um astronauta humano da NASA que teve a mãe assassinada por alienígenas e com a ajuda da entidade cósmica Mestre Solar tornou-se um super-heroi, recebendo o manto de Star Lord, uma espécie de policial interplanetário. Mais tarde Peter descobre que é um hibrido de humano com um Spartoi, raça alienígena original do planeta Spartax.

O herói ganhou mais fama nas aventuras escritas por Chris Claremont e ilustradas por John Byrne e Terry Austin. Em 2006, o personagem foi reintroduzido ao Universo Marvel no crossover Aniquilação, e em 2008 ganhou a minissérie Aniquilação: A conquista, com texto de Dan Abnett e Andy Lanning e arte de Timothy Green II.

4 – Drax nas HQs

Versões de Drax na HQs até chegar ao que conhecemos hoje.

O implacável guerreiro surgiu em Iron Man #55 em fevereiro de 1973, criado pelas mentes criativas de Mike Friedrich e Jim Starlin. Sua principal motivação era a vingança que desejava contra o titã Thanos, que exterminou sua família. Drax era um humano e seu nome era Arthur Douglas, pai de Heather Douglas, a heroína Serpente da Lua (Moondragon).

Drax ganhou suas habilidades graças aos Deuses de Titã, Kronos e Mentor, que precisavam de um guerreiro para combater Thanos. Este enredo está presente na Saga de Thanos, e envolve o cubo cósmico, os heróis de Titã (Mentor, Starfox e Serpente da Lua), o Homem de Ferro, Capitão Marvel e os Vingadores.

No inicio Drax era muito poderoso e soltava raios cósmicos das mãos, além de possuir um alto intelecto, ao contrario da versão de guerreiro estupido que não sabe o significado da palavra metáfora mostrada no filme. Mais tarde, seus dons foram alterados e ele perdeu parte do seu intelecto, embora tenha ficado mais poderoso. Keith Giffen e Mitchell Breitweiser em 2006 na minissérie Drax The Destroyer, recriaram o personagem.

5 – Gamora nas HQs

Gamora

A guerreira surgiu como uma vilã de Adam Warlock em Strange Tales #180 em junho de 1975, com roteiro de Jim Starlin. Ela é uma alienígena da raça Zen Whoberi que foi aniquilada pelos Badoon. Nas HQs foi criada por Thanos como uma assassina cujo propósito era matar Magus, a versão maléfica de Adam Warlock.

Após a série Warlock, Gamora só aparecia ocasionalmente quando Thanos surgia para massacrar o Universo.  Após os eventos de Aniquilação ela se tornou personagem regular na MARVEL. A guerreira possui força sobre humana, agilidade e resistência aprimorada, fator de cura acelerado e é mestre em combate corpo a corpo.

Ao contrario do que é mostrado no filme, Gamora não tem interesse romântico por Star Lord, na verdade esta medida foi tomada porque Hollywood possui o clichê de sempre descrever protagonistas femininas apaixonadas pelo protagonista masculino, como se isso fosse uma regra nos roteiros.

A guerreira nas HQs já se interessou por personagens como Adam Warlock, Richard Rider (membro da tropa NOVA designado para defender a Terra) e até mesmo Tony Stark (que nas HQs foi integrante dos Guardiões da Galáxia). Gamora é uma protagonista feminina forte, independente, confiante e decidida, ela é mais BADASS nas HQs do que no filme.

6 – Rocket Raccon nas HQs

Rocket Raccon

Rocket Raccoon é um guaxinim antropomórfico falante que surgiu em Marvel Preview #7 em 1976 pelas mãos de Bill Mantlo e Keith Giffen, inspirado na canção dos Beatles, Rocky Raccoon. Escute a bela música:

Por ser um guaxinim da Terra possui sentidos e agilidade sobre humanas, mas devido aos aperfeiçoamentos cibernéticos é possuidor de um grande intelecto, mestre em armas de fogo, explosivos, artes marciais, inteligência estratégica e um exímio piloto espacial.

Depois de sua estreia apareceu em The Incredible Hulk #271 de 1982, e em 1985 ganhou uma minissérie de quatro partes com roteiro de Mantlo e inlustração de Mike Mignola. Posteriormente Rocket só teve mais duas aparições em Quasar 15 de 1990 e em três edições de Sensational She-Hulk de 1992 antes de retornar em 2006 em uma aventura dos Exilados. O seu retorno definitivo ocorreu em 2007, no crossover Aniquilação.

7 – Groot nas HQs

Groot

A primeira aparição da famosa arvore que todo mundo aprendeu a amar, era bem diferente do que conhecemos. O personagem foi criado por Jack Kirby, Stan Lee e Dick Ayers e teve sua estreia na HQ Tales to Astonish #13 lançada em 1960, Groot foi apresentado como um monstro do Planeta X que veio a Terra para capturar e estudar seres humanos. Groot chegou a transformar uma floresta em seu exercito pessoal, mas foi derrotado por cupins usados pelo Dr. Leslie Evans.

Apenas em 2006 que o personagem sofreu um reboot e ficou mais próximo da versão apresentada nos cinemas.

Bônus – Diretor Dançarino

Já sabemos que diretor e roteirista James Gunn  é extremamente participativo na produção, ele é responsável pela escolha da excelente trilha sonora do filme, fez questão de escolher música por música. Mas além disso ele também contribuiu com a performance inusitada do baby Groot no final do 1º filme, a dança realizada pelo amado protagonista foi feita com captura de movimento do próprio diretor. Veja abaixo o diretor refazendo a performance:

COMPARTILHAR
Artigo anteriorIron Studios traz os Guardiões da Galáxia do cinema para sua casa
Próximo artigoStar Wars – Guia da Força
Sempre almejei ser orfão de pais bilionários, ganhar poderes com a radiação solar ou proteger a Deusa Athena, mas "One-above-all" não concedeu - me tais dádivas. Descontente com o destino que os deuses me impuseram tornei-me um leitor compulsivo, PCgamer, série maníaco e cultuador da força. Qual pílula você quer? A azul ou vermelha ?