X-23

A mutante X-23 teve uma estreia descompromissada no universo Marvel, mas ao cair no gosto do público ela foi ganhando cada vez mais destaque e se tornando uma personagem importante nesse universo.

Mas mesmo com essa fama, a personagem era mais conhecida apenas por aqueles que leem quadrinhos, porém com a estreia do filme Logan, último filme de Hugh Jackman como Wolverine, os holofotes voltaram a cair sob X-23 e ela alcançou um público que vai além dos fãs de HQs.

Mas quem é a personagem? Qual sua origem? Seus poderes? Resposta para essas e outras perguntas aqui no Boteco Repórter.

A Origem

As semelhanças entre Logan e X-23 não são mera coincidência, ambos os personagens compartilham uma origem em comum, o Projeto Arma X.

O primeiro projeto Arma X tinha como objetivo desenvolver para o governo uma superarma extremamente letal. O mutante Logan era o candidato ideal, por causa do seu fator de cura, e de certa forma o projeto foi um sucesso. O Adamantium foi ligado a um esqueleto humano e a cobaia sobreviveu ao processo. Porém não se esperava que o mutante conseguisse escapar das instalações de pesquisa, se tornando impossível de ser manipulado.

Wolverine se transformando na arma X
Wolverine se transformando na arma X

O projeto falhou com a fuga ensandecida de Wolverine, contudo essa não seria a última tentativa pois o Dr. Dale Rice, um cientista militar do Arma X, tenta fugir com o DNA de Logan das instalações da pesquisa, mas acaba sendo morto pelo mutante furioso, e as amostras genéticas juntamente com as medalhas do cientista acabam nas mãos de Martin Sutter.

Anos mais tarde o Dr. Martin Sutter, que agora tinha em mãos o DNA de Logan, decidiu retomar o Arma X com o objetivo de recriar o primeiro experimento. Recrutando a geneticista Sarah Kinney e com Zander Rice (filho de Dale Rice) ao seu lado, Dr. Sutter pretendia usar o DNA do mutante para criar um clone capaz de sobreviver ao processo de ligação do Adamantium ao esqueleto, e que fosse brutal e de fácil condicionamento para se tornar obediente aos seus criadores.

Fazendo uso do sangue do mutante, a Dr. Sarah Kinney realizou 22 experimentos. Mas nenhum obteve sucesso pois a amostra estava danificada demais, o que impossibilitava que o cromossomo Y fosse recriado. Após tantos fracassos a Doutora Kinney teve a ideia de duplicar o cromossomo X, criando um clone do sexo feminino.

Mesmo não recebendo a aprovação de seus superiores para continuar com o experimento, Kinney levou adiante sua ideia e conseguiu criar o clone feminino viável, mas Dr. Rice não aceitou esta iniciativa e com raiva propôs que a cientista era a candidata mais favorável para carregar o feto em seu útero.

Desde o seu nascimento a X-23 nunca foi tratada como humana. Para aqueles envolvidos no projeto, ela era apenas um experimento destinado a se tornar uma arma e por isso foi criada para sobreviver as piores condições possíveis. Principalmente Zander Rice, ele comandava sérios abusos com a garota, e foi responsável pela ideia de corrompe-lá psicologicamente com o Odor Gatilho.

Ela passou por treinamentos rígidos, aprendeu artes marciais e se tornou uma assassina perigosa quando ainda era jovem. Apesar de tudo, a Dr. Kinney tentava recuperar um pouco da humanidade da jovem mutante as escondidas dos outros membros da equipe, e dava um pouco de carinho a X-23.

Zander Rice extraindo as garras da X-23
Zander Rice extraindo as garras da X-23

Infelizmente todo o sofrimento de X-23 estava longe de acabar. Após considerar que o gene mutante estava demorando demais para se manifestar, Zander Rice submeteu X-23 a um envenenamento por radiação para acelerar o processo. Em um outro momento chegou a extrair as garras da mutante. E para completar a sequência de traumas, alguns anos depois ela foi usada como uma espécie de assassina de aluguel e seus serviços eram disponibilizados para aqueles que podiam pagar.

Boa parte da vida de X-23 foi traumatizante e ela não conheceu nada além de dor e sofrimento.

As 10 Curiosidades sobre a X-23

1 – A personagem não foi criada nos quadrinhos

Assim como alguns personagens como a Harley Quinn (a Arlequina da DC), a X-23 não foi criada nos quadrinhos.

A estreia da personagem aconteceu no episódio 11 da 3º temporada de X-Men: Evolution (com certeza você se lembra da época da TV Globinho) e após cair no gosto do público, a personagem apareceu pela primeira vez nos quadrinhos na minissérie NYX em 7 volumes voltada para o público adulto e focada em mostrar a vida e o drama de jovens mutantes após o surgimento de seus poderes.

A partir de então a X-23 tem ganhado cada vez mais destaque no Universo Marvel.

2 – Grupos

A X-23 já fez parte de vários grupos importantes no universo MARVEL:

  • Academia de Vingadores;
  • Novos Mutantes;
  • Verdade (grupo escolhido pela entidade Galactus para defender o universo do ser chamado Luminus);
  • X-Force;
  • X-Men.

3 – Capitã Universo

X-23 como Capitã Universo
X-23 como Capitã Universo

O Unipoder (entidade espacial que concede os poderes do Capitão Universo a um determinado receptáculo) já tomou posse do corpo de Laura para combater a I.M.A (Advanced Idea Mechanics, uma super organização criminosa da Marvel) que pretendia usar nossa heroína para benefício próprio. Esta mesma entidade já se apossou de grandes heróis como Hulk, Demolidor, Homem-Aranha e Surfista Prateado.

4 – Poderes

Por ser um clone, X-23 possui muitos dos poderes do mutante Wolverine e não podemos esquecer do seu esqueleto revestido com Adamantium.

Fator de Cura:

  • Cura ferimentos e doenças;
  • Protege contra a contaminação do Adamantium em seu esqueleto;
  • Sua cura é mais veloz que a do Wolverine (Logan).

Instintos Animais:

  • Faro extremamente aguçado;
  • Audição e visão acima do normal.

Recursos defensivos e ofensivos:

  • Garras retráteis de osso, duas em cada mão e uma em cada pé.

5 – Vestindo o manto do Wolverine

X-23 vestida com o uniforme de Wolverine
X-23 vestida com o uniforme de Wolverine

Em 2014 começou a ser publicada uma minissérie intitulada Death of Wolverine, onde Logan havia perdido seu fator de cura por conta de um vírus, e a história culminou na morte do personagem. Contudo seu símbolo não seria esquecido.

Para horar o seu nome, X-23 decidiu vestir o manto de Logan e se tornou a nova Wolverine, usando até mesmo um uniforme que remete ao clássico amarelo e azul que Logan tanto usou ao longo dos anos.

6 – Odor Gatilho

Laura em momento após matar sua mãe
Laura em momento após matar sua mãe

Durante a sua infância Laura foi induzida por seus criadores a um estado de frenesi e violência cega a partir de um odor especifico, ela foi submetida a torturas e abusos sentido determinado cheiro, com este tipo de lavagem cerebral a X-23 ficou seriamente traumatizada. Toda vez que ela sente esse Odor Gatilho fica completamente cega de fúria, inclusive por causa disso ela matou sua própria mãe.

7 – Prostituição

Laura na fase em que andava no mundo da prostituição
Laura na fase em que andava no mundo da prostituição

Na minissérie NYX Laura acaba trabalhando para o cafetão Papai Zebra como prostituta, ela atende clientes excêntricos que sentem prazer em ver suas garras. Mas nada pode ser fácil para nossa heroína, e um cliente perturbado utiliza as suas garras para cometer suicídio, traumatizando ainda mais a jovem.

Laura seriamente abalada acaba fugindo para sair dessa vida, mas Papai Zebra não aceita perder sua prostituta mutante e tenta recupera-la a qualquer custo. Mas por fim a nossa querida mutante aniquila o cruel cafetão e consegue sua merecida liberdade.

8 – O Gênero Influência na Estrutura Óssea

Durante o processo de clonagem o DNA de Logan sofreu um defeito no cromossomo Y, devido a este empecilho foi colocado um cromossomo X no lugar, resultando no gênero feminino, ou seja, uma Wolverine fêmea. Como na natureza o corpo da fêmea se difere do macho, as garras de Laura são localizadas em locais diferente das de Logan, ela possui 2 pares em cada mão e 1 garra em cada pé.

9 –  Os Jogos Vorazes da Marvel

Na saga intitulada Arena Vingadores um vilão chamado Arcade sequestra membros da Academia de Vingadores e os colocam em uma ilha mortal para um survival. A semelhança com Jogos Vorazes não é à toa, realmente foi uma homenagem aos títulos do gênero. Em meio aos 14 selecionados está a nossa X-23.

10 – Ela não se confia apenas nos poderes mutantes

X-23 é uma arma viva, ela possui treino no manuseio de armas de fogo, explosivos e armas brancas, além de ser uma incrível lutadora com as mãos nuas dominando diversas artes marciais e técnicas de assassinato. A garota ainda aprendeu a falar diversas línguas como inglês, francês e japonês.

 

  • Cavaleiro Jedi que diz Noooo

    Minha dúvida é
    Como ela pode crescer ?
    Se você reveste o esqueleto de uma criança com adamantium como ela pode se desenvolver ???
    Pela lógica ela seria uma anã,igual aquela personagem do filme a órfã